ABRASCO comemora a entrega da Medalha Pedro Ernesto Hermano Albuquerque de Castro na Rio+20


 

Hermano Albuquerque de Castro, integrante do GT Saúde e Ambiente da ABRASCO e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), recebeu nessa segunda-feira dia 18, a medalha Pedro Ernesto, no Espaço Saúde, Ambiente e Sustentabilidade, na Cúpula dos Povos na Rio +20. A premiação foi outorgada como reconhecimento pelos serviços prestados à população de Santa Cruz que vive ao redor da Siderúrgica TKCSA. “À Fiocruz tem uma missão a cumprir, que é representar a sociedade e lutar pelo meio ambiente saudável”, disse o pesquisador, ressaltando também a parceria com a ABRASCO.

Para Hermano, a entrega da medalha na Rio +20 é foi uma ocasião mais do que oportuna para a discussão sobre o ambiente e a saúde das populações. Segundo o pesquisador “é o reconhecimento de um trabalho coletivo, dos que estão envolvidos com as questões de ambiente e de saúde pública, especialmente dos que trabalham na TKCSA”.

A condecoração foi fruto da indicação feita pelo vereador Eliomar Coelho e a Medalha foi entregue pelo deputado estadual Marcelo Freixo. O diretor Asfoc-SN e engenheiro sanitarista da Fiocruz, Alexandre Pessoa, e a bióloga Mônica Lima, da UERJ, também foram contemplados com a medalha pelas denúncias de danos ao meio ambiente e à população de Santa Cruz pela instalação da siderúrgica TKCSA na região.

A Medalha Pedro Ernesto foi criada em 1980, sendo considerada a mais importante comenda do município do Rio de Janeiro, concedida pela Câmara Municipal àqueles que mais se destacam na comunidade brasileira.

Fonte: Informe ENSP.

Comments

comments

Deixe uma resposta