Lançamento do curso sobre enfrentamento da Covid-19 no contexto dos povos indígenas

Hoje (2/11), durante o evento de comemoração aos 20 anos do GT Saúde dos Povos Indígenas da Abrasco, o Campus Virtual Fiocruz lançará o curso Enfrentamento da Covid-19 no contexto dos povos indígenas: online, gratuito e aberto à toda sociedade. A iniciativa, que tem como objetivo capacitar gestores e equipes multidisciplinares de saúde indígena, surgiu diante do impacto do coronavírus nesse segmento populacional – historicamente mais vulnerável às doenças vindas de outros grupos sociais.

Ana Lúcia Pontes, coordenadora do GT Saúde Indígena da Abrasco, é também a coordenadora acadêmica do curso. Em entrevista para o Portal Fiocruz, ela afirmou que a o conteúdo é fruto de anos de estudo e trabalho coletivo – de pesquisadores de diferentes instituições: “O curso busca retratar as grandes diretrizes de enfrentamento da doença causada pelo novo coronavírus no que se refere à prevenção, assistência e vigilância adequadas à diversidade de contexto dos povos indígenas, assim como à realidade e cotidiano do subsistema de atenção à saúde indígena”.

Cristiani Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz e integrante do Conselho Deliberativo Abrasco, estará no evento de lançamento, e afirmou que os indígenas sofrem diferentes tipos de violências – como a luta pelos seus territórios – e a pandemia é mais um agravante. “A atenção à saúde desses povos requer a compreensão do contexto, das especificidades do subsistema de saúde indígena e das necessidades dessa população.”, afirmou.

Participe do lançamento, na TV Abrasco, e saiba mais sobre o curso, no site da Fiocruz.

Comments

comments

Deixe uma resposta