Debate sobre alimentação e vigilância em saúde acontece em SP nesta sexta


Dentro da programação do 4º Seminário Aberto do Laboratório Interdisciplinar de Proteção da Saúde e Vigilâncias (LIPVS/FSP/USP), o seminário “Ultraprocessados, desregulados, desinformados: o que toca às Vigilâncias do SUS na (des)ordem alimentar global ?” visa a debater a vigilância sanitária de alimentos, atividade presente em praticamente todos os serviços municipais, e que, mesmo em um cenário atual marcado pelo capitalismo financeiro, possui a maioria de suas ações  ainda calcado nos ecos do higienismo, na modalidade campanhista-policial do início do século XX.

Para pensar as questões mais atuais como a dos alimentos ultraprocessados e os danos à saúde associados, o seminário terá a presença de Inês Rugani, diretora do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (INU/Uerj) e do Grupo Temático Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva (GTANSC/Abrasco), que falará sobre o atual sistema global de alimentos e suas consequências na soberania alimentar de povos, grupos étnicos e nações; e de Patrícia Jaime, professora e pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), que abordará a promoção da saúde e o papel do Estado. Patrícia foi uma das responsáveis pela produção da atual edição do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde. A atividade contará ainda com a presença de abrasquianos de demais grupos temáticos da Abrasco, como Promoção da Saúde e Vigilância Sanitária. Inscrições encerradas. Desistências devem ser vistas com a secretária da FSP/USP, no telefone (11) 3061-7701 / 7705.

 4º Seminário Aberto do Laboratório Interdisciplinar de Proteção da Saúde e Vigilâncias (LIPVS/FSP/USP )
Data: 11/dezembro/2015 (sexta-feira)
Horário:  De 09h às 13h
Local: Anfiteatro Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP)

Programação:

09h00 – 09h30: Recepção e café de boas vindas

09h30 – 09h45: Apresentação do seminário e dos expositores: “Ultraprocessados, desregulados e desinformados: do que estamos falando?” (representante do LIPVS)

09h45 – 10h40: “Como e porque um sistema alimentar global compromete a soberania alimentar?” – com Ines Rugani (INU/Uerj e GTANSC/Abrasco)

10h40 – 11h20: “Promoção da alimentação saudável e o papel do Estado: onde estão os empecilhos e como enfrentá-los?” – com Patrícia Jaime (FSP/USP)

11h20 – 12h45: Debates

12h45 – 13h00: Encerramento

Comments

comments