Aleitamento materno é tema de debate na sede da OPAS/OMS


Novos estudos científicos têm apontado um papel ainda maior do aleitamento materno não só para a saúde do pequeno indivíduo recém-nascido, mas também para a mulher que o gerou, além de desempenhar dimensões profundas também na cultura, no meio ambiente e na economia. Num esforço de sistematização, divulgação e indução de políticas públicas, a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS/OMS) criou a campanha Amamentar: Amor e Saúde para sempre e selou uma parceria de divulgação com o periódico The Lancet, que já está publicando estudos temáticos desde a edição de janeiro de 2016. O lançamento oficial da parceria será nesta sexta-feira, 29 de abril, na sede do organismo, em Washington, nos Estados Unidos, com transmissão em tempo real pela internet.

+ Acesse o documento orientador da OPAS/OMS para Aleitamento Materno no século XXI  (em espanhol)

Cesar Victora, professor emérito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e ex-presidente da International Epidemiological Association (IEA), abrirá a sessão com a palestra “O Aleitamento Materno no século 21: epidemiologia, mecanismos e efeitos ao longo da vida”, seguido da fala de Chessa Lutter, assessora especial da OPAS/OMS para a temática. Os comentários de Ellen Piwoz, assessora principal da Fundação Bill & Melinda Gates e de Maria Antonieta Gonzalez, representante do Instituto de Nutrición de Centro América y Panamá (INCAP).

A sessão é aberta a colegas nos Ministérios da Saúde, ONGs e institutos acadêmicos e profissionais de saúde interessados em saúde e nutrição das mães e das crianças e estará disponível após a sessão em www.paho.org/alimentacioninfantil.

Lançamento virtual da série Aleitamento Materno OPAS/OMS-The Lancet
Dia 29 de abril, sexta-feira
Local: Sede da OPAS/OMS – Washington
Das 10h30 às 12h, em Washington – Horário GMT-UTC – 4
Das 11h30 às 13h, em Brasília – Horário GMT-UTC-3
Transmissão pela internet: https://paho.webex.com/paho/onstage/g.php?MTID=ef1552d4edd272b7053333caf802048f7

Comments

comments