22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde


A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, a União Internacional de Promoção da Saúde e da Educação (UIPES) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) preparam-se para sediar um dos mais importantes eventos da Saúde Coletiva no ano de 2016: a 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde – #Curitiba2016. O objetivo é criar um fórum global no qual pesquisadores, profissionais e tomadores de decisão irão compartilhar e discutir novos conhecimentos, inovações nas práticas, gestões e políticas públicas preocupados com a promoção da saúde e a equidade. O evento será de 22 a 26 de maio de 2016, no Teatro Positivo, em Curitiba, Paraná. O prazo para submissão de resumos encerra-se em 21 de setembro. Inscrições já abertas.

Apesar dos apelos urgentes para os governos em todos os níveis tomarem para si a responsabilidade perante os determinantes sociais da saúde, o fosso entre os que estão no topo e os da parte inferior das hierarquias sociais persiste e se amplia devido à crescente concentração da riqueza, sem precedentes na história mundial.

Se a concentração é global, seus impactos sobre a saúde também. Comparações internacionais mostram que a saúde da população nos países ricos melhora e conduz os limites da vida humana a territórios inexplorados, enquanto que nos países mais pobres e desorganizados, os indicadores de saúde da população registram regressões em conquistas que se consideravam consolidadas. Impactos na saúde também se fazem sentir em bairros, cidades e aldeias distribuídas pelo Brasil. Muitas dessas localidades são a terra de grupos inteiros de pessoas que não têm acesso aos recursos básicos com os quais poderiam construir a sua própria saúde e a de seus filhos e netos. É o caso das populações quilombolas, ribeirinhas, indígenas e diversos bolsões de pobreza extrema encrustadas em nossos metrópoles e grandes cidades.

Trinta anos após a adoção da Carta de Ottawa, mais do que nunca, a equidade deve ser uma prioridade para a promoção da saúde legisladores, médicos , pesquisadores e seus parceiros. A Conferência Mundial de Promoção da Saúde – IUPES 2016 – irá fornecer uma excelente oportunidade para avaliar o progresso, compartilhar estratégias, resultados de pesquisas de câmbio e refletir sobre práticas e políticas que promovam a saúde e equidade, em todos os níveis de governança.

Temas e subtemas: Com o eixo estruturante “Promovendo Saúde e Equidade”, os membros da Comissão Científica esperam receber resumos de trabalhos inovadores, tanto na abordagem como nas discussões propostas e provenientes de pesquisas, práticas de gestão e de políticas públicas enquadradas dentro dos seguintes subtemas:

1 – imperativos éticos e culturais em intervenções que promovam a saúde e a equidade;
2 – Transformações urbanas para promover diferenças em nível local, dando visibilidade e voz às populações e atores emergentes;
3 – Saúde em todas as políticas e ações intersetoriais: inovações na teoria, avaliação e pesquisa
4 – Acesso para alcançar o desenvolvimento humano sustentável e saudável em uma escala global
5 – Definição de critérios de pesquisa compartilhados para uma prática global

Cronograma UIPES 2015

Prazo final para submissão de resumos – Até 21 de setembro de 2015
Prazo final para inscrições: Até 20 de maio de 2016
Acesse a programação

 

Comments

comments

4 comentários sobre “22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde

  1. Bom dia Senhores (as), Sou acadêmica de Saúde Coletiva na UFPR, Litoral e gostaria muito de participar dessa Conferência. Sou cotista, não filiada à ABRASCO (ainda)e não tenho recursos para pagar a inscrição. Trabalho na Saúde há muito tempo, muito mais como voluntária do que remunerada; sou aposentada, tenho 67 anos, e sobrevivo com um salário mínimo, mais a bolsa do MEC. Quero saber se vocês tem um dispositivo para que eu consiga participar desse evento, tão importante para o meu trabalho. Conto com a boa vontade e sensibilidade de quem está organizando o evento.
    Gratidão, de qualquer forma, abraços em laços de Paz!
    Maria de Lourdes Neves.CPF:00989254828, nº de matrícula na Universidade:GRR:20154827.