Revista Brasileira de Epidemiologia torna pública chamada para artigos

A Revista Brasileira de Epidemiologia tornou pública a chamada de artigos para seu próximo suplemento eletrônico. Os artigos devem estar dentro do escopo do novo suplemento, que será sobre  “Estimativas de indicadores em saúde em pequenas área, desigualdades em saúde oriundas do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), Pesquisa Nacional de Saúde, Vigilância de fatores de risco e Proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (VIGITEL), Sistema de Vigilância de Acidentes e Violências (VIVA) e do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC)”. A nova chamada de artigos é resultado de uma parceria entre a Abrasco e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O prazo de envio dos artigos foi prorrogado até 31 de julho.

Com esta publicação pretende-se promover o desenvolvimento de novas estimativas para áreas menores, utilizando-se dos Sistemas de Informação em Saúde (SIS). Este sistema, de cobertura universal, permite a aplicação de novas perspectivas metodológicas que possibilitem medir desigualdades intraurbanas, identificar intervenções e definir prioridades de intervenção. Assim, este número temático visa aprimorar o conhecimento da comunidade científica brasileira sobre as estimativas em pequenas áreas e, desta forma, apoiar políticas públicas que promovam a equidade. Esses fatores são decisivos em várias áreas de atuação da saúde, como, por exemplo, diante de epidemias como a do coronavírus do momento.

As instruções e orientações para colaboradores já estão disponíveis em: http://www.scielo.br/revistas/rbepid/pinstruc.htm . Os manuscritos são submetidos online por meio da plataforma SciELO https://mc04.manuscriptcentral.com/rbepid-scielo . Lá, os autores devem selecionar na opção “tipo de manuscrito”: “Artigo original – RBE/Supl. Pequenas Áreas”. 

Atualizado em 06/07/2020

Comments

comments

Deixe uma resposta