Confira os destaques do Congresso de Política com transmissão na TV Abrasco

Com a pandemia de coronavírus, que há um ano assola o Brasil, o debate qualificado sobre os desafios da saúde pública no país tornou-se ainda mais necessário. O 4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde – PPGS 2021, organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva – Abrasco, acontecerá de 22 a 26 de março, e é um convite para discussões propositivas sobre o SUS e a sociedade brasileira.

Ciente dos desafios do que é fazer de fato um congresso de apresentação de atual produção científica da área e, ao mesmo tempo um espaço para multiplicação de ideias aproveitando todas as potências que permitem a internet e a virtualidade, as atividades centrais do 4 º Congressso – Cerimônia de Abertura; Conferência de Abertura; Conferência Especial e os dois Grandes Debates – serão transmitidas pela TV Abrasco – nosso canal no YouTube. Os links já estão disponíveis. Inscreva-se na TV Abrasco e ative a notificação para não perder o início das transmissões.

Cerimônia de Abertura

Será na tarde da segunda-feira, dia 22, com Oswaldo Tanaka, presidente do 4º Congresso e diretor da FSP/USP; Rosana Onocko, presidente da Comissão Científica do 4º Congresso, vice-presidente da Abrasco e docente da FCM/Unicamp e Gulnar Azevedo e Silva, presidente da Abrasco e docente do IMS/Uerj, além de demais personalidades científicas, sociais e políticas.

Dia 22, às 16h30 
Cerimônia de Abertura – PPGS 2021
Coordenação: Thiago Barreto

Conferência de Abertura:

Jurema Werneck, diretora-executiva da Anistia Internacional, fará na terça-feira a Conferência de Abertura: Desigualdades e pandemia: que democracia é necessária para um projeto efetivamente includente? A coordenação da mesa será de Gulnar Azevedo e Silva, presidente da Abrasco. Leia entrevista com Jurema Werneck.

Dia 23, às 9h 
Conferência de Abertura – PPGS 2021
Desigualdades e pandemia: que democracia é necessária para um projeto efetivamente includente?
Conferencista: Jurema Werneck (Anistia Internacional)
Coordenação: Gulnar Azevedo e Silva

Conferência Especial

Franco Berardi, filósofo e ativista italiano, fará na manhã da quarta, 24, a Conferência Especial: O enigma do beijo: o distanciamento pandêmico na evolução psíquica do gênero humano, com coordenação de José Carvalho de Noronha (CEBES/ Fiocruz).

Também conhecido pelo apelido “Bifo”, Berardi tem produzido significativa contribuição à história do pensamento crítico contemporâneo. Graduado em estética pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Bolonha, Berardi tem uma trajetória que une a presença em movimentos sociais com a produção de conhecimento para a academia. Entenda mais sobre o trabalho de Franco Berardi.

Dia 24, às 9h
Conferência especial  PPGS 2021
O enigma do beijo: o distanciamento pandêmico na evolução psíquica do gênero humano  
Conferencista:  Franco Berardi   
Coordenação: José Noronha


Democracia como centro dos Grandes Debates

Duas perguntas inquietantes que buscam trabalhar com diferentes, porém complementares sentidos do direito, da conquista e dos ataques e do futuro da democracia no Brasil contemporâneo orientam os dois grandes debates do PPGS 2021, ambos encerrando, às 18 horas, a programação de seus respectivos dias.

O questionamento Há Futuro para a democracia no Brasil? intitula e norteia o primeiro Grande Debate que fecha a quarta, 24. O cientista social Renato Lessa (PUC Rio) , e a sanitarista Sonia Fleury (CEE/Fiocruz), irão explorar questões da democracia formal do país – as instituições, leis, construções partidárias e a estruturação do sistema político brasileiro. A coordenação será de Oswaldo Tanaka.

Dia 24, às 18h
Grandes Debates PPGS 2021
Há futuro para a democracia no Brasil? 
Convidados: Sonia Fleury  e Renato Lessa  
Coordenação: Oswaldo Tanaka  


É possível sonhar uma sociabilidade sem infâmia no Brasil pós pandemia?
é o título da atividade da quinta-feira, que abordará a política sobre outra dimensão e questiona como se constitui a subjetividade da sociedade brasileira ao longo da história, para justificar a atual conjuntura. Cida Bento (CEERT), Christian Dunker (USP) e Joice Berth(CMSP) vão compor a sessão, coordenada por Rosana Onocko.

Dia 25, às 18h
Grandes Debates PPGS 2021  
É possível sonhar uma sociabilidade sem infâmia no Brasil pós pandemia?
Convidados: Cida Bento, Christian Dunker e Joice Berth
Coordenação: Rosana Onocko Campos

Com um total de 20 sessões, as mesas-redondas serão exclusivas para os e as congressistas. Saiba tudo sobre a plataforma virtual e como melhor aproveitar o evento.

Acesse a programação das mesas-redondas, divididas por eixos-temáticos.

Confira aqui a programação completa no site do Congresso.

Comments

comments

Deixe uma resposta