Ministério da Saúde sob liderança de Nísia Trindade é vitória do SUS

A Abrasco – Associação Brasileira de Saúde Coletiva – parabeniza Nísia Trindade pela indicação ao cargo de ministra da Saúde, anunciada pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva no encerramento dos trabalhos do governo de transição, no final da manhã desta quinta-feira, 22 de dezembro.

Socióloga, acadêmica da Saúde Coletiva, servidora pública e atual presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade reúne atributos técnicos, políticos e sociais para ocupar com louvor o cargo de autoridade sanitária brasileira, sendo a primeira mulher à frente da pasta. Detém conhecimento técnico e científico do conjunto das áreas da Saúde Pública; experiência na gestão da centenária fundação, a maior autarquia pública da área, que congrega ensino, pesquisa e produção tecnológica de ponta, uma das principais instituições de nosso Complexo Econômico e Industrial da Saúde.

Na liderança da Fiocruz durante os períodos mais tortuosos de uma pandemia de COVID-19 que ainda não acabou, Nísia teve a tenacidade de unir ciência, gestão e cuidado ao liderar um grandioso número de pesquisadores e funcionários, das mais diferentes áreas, na produção de uma pronta e rápida resposta ao SARS-CoV-2, tanto na aquisição de tecnologia junto à Universidade de Oxford para a produção do IFA nacional para a vacina anti-COVID-19, na abertura de unidades de saúde e treinamento de profissionais no país inteiro para o manejo e cuidado das pessoas acometidas com a doença, como na produção de conhecimento técnico, científico e humano, que reafirmou o papel do SUS como o principal patrimônio público brasileiro.

Nísia é associada histórica da Abrasco, a quem sempre apoiamos e prestamos solidariedade nos momentos mais difíceis. Com esta mensagem, celebramos sua escolha e reafirmamos a parceria necessária para a reconstrução do Ministério da Saúde e de todo esse grande país e nação chamado Brasil.

Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2022

Abrasco – Associação Brasileira de Saúde Coletiva

Comments

comments

Deixe um comentário