Abrasco apoia nomeação da Professora Ethel Maciel para Reitoria da UFES

Ethel Maciel e o candidato a vice-reitor Roney Pignaton

A Abrasco manifesta apoio a professora Ethel Maciel, pesquisadora que compõe os quadros da entidade, para que seja nomeada reitora da UFES, respeitando, assim, o desejo da comunidade acadêmica. Mesmo ganhando a consulta realizada junto a estudantes, professores e técnicos-administrativos da UFES e sendo indicada como primeira na lista tríplice enviada ao MEC, a professora Ethel Maciel não foi nomeada para o cargo. A decisão arbitrária impede que a UFES tenha sua primeira reitora mulher e fez a vice-governadora do Espírito Santo, Jaqueline Moraes, se manifestar pedindo que a decisão seja revista e Ethel devidamente empossada. A Associação Nacional dos Docentes (ANDES-SN) e a Associação dos Docentes da UFES também fizeram nota reivindicando a democracia. Confira a nota da Abrasco em apoio à Ethel Maciel.

+ Confira o artiigo de Ethel Maciel publico em 25 de março no jornal A Gazeta: “Uma mulher na reitoria da UFES. Por que não?

Nota da ABRASCO em apoio à nomeação da Professora Ethel Maciel para o cargo de Reitora da UFES

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) vem a público manifestar apoio à nomeação da professora Ethel Leonor Noia Maciel, eleita democraticamente pela comunidade acadêmica da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para ocupar o cargo de Reitora.
Ethel Maciel é enfermeira, professora e doutora em epidemiologia. Foi vice-reitora da UFES, membro da Direitoria da Abrasco e presidiu o Congresso Brasileiro de Epidemiologia realizado em Vitória (ES) em 2014. Também é reconhecida por sua atuação na defesa dos direitos humanos e da valorização das mulheres na ciência.
Seria a primeira mulher a ocupar a reitoria da UFES. A decisão arbitrária da nomeação de um homem, que sequer havia participado da consulta à comunidade acadêmica, contribui para a reprodução da desvalorização da mulher na sociedade, e constitui mais um retrocesso nos direitos das mulheres promovido pelo atual Governo Federal. A decisão também ataca a autonomia universitária, garantida pelo Artigo 207 da Constituição Federal.
A Abrasco reafirma o seu posicionamento em defesa da autonomia universitária, da equidade de gênero e manifesta sua solidariedade à comunidade acadêmica da UFES, apoiando a imediata nomeação da Professora Ethel Maciel para o cargo de reitora.

Comments

comments

Deixe uma resposta