Abrasco apoia o I PopWeek da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com apoio da Abrasco, do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Abep), além de diversos grupos e laboratórios de pesquisa da UFVJM, promove o  I PopWeek – “Semana em comemoração ao Dia da População Mundial”. O evento online, que acontecerá entre os dias 05 e 09 de julho de 2021, tem como tema central A situação da população brasileira em tempos de pandemia:  demografia, desigualdades sociais e vulnerabilidades”. A abertura contará com a presença de Gulnar Azevedo e Silva, presidente da Abrasco, entre outros integrantes da Associação. Durante os cinco dias de atividades, os participantes poderão assistir palestras, painéis virtuais de debate e intervenções artísticas com o propósito de promover reflexões a respeito da situação da população do Brasil. 

O Popweek  priorizará o diálogo interdisciplinar sobre a pandemia no contexto das mudanças demográficas brasileiras. Inspirado no Dia Mundial da População, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrada em 11 de julho, o evento foi idealizado pelo Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Demografia e Saúde (EpiDemo/UFVJM/CNPq), coordenado por Geovane Máximo, docente do Curso de Geografia da UFVJM e Vice-coordenador do GT População e Saúde, da ABEP, e por Ana Paula Nogueira Nunes, docente do Departamento de Ciências Básicas e da Saúde da UFVJM e membro do GT Racismo e Saúde, da Abrasco.

No contexto regional, I PopWeek vai auxiliar na disseminação da importância das temáticas demográficas na região de influência da UFVJM. Única universidade federal presente no Vale do Jequitinhonha, no Vale do Mucuri, no Norte e no Noroeste de Minas Gerais, a UFVJM, uma jovem universidade de apenas 16 anos de idade, atende a uma vasta região geográfica composta por 225 municípios, que ocupam quase 45% do território total do estado. Conta com 4 campi presenciais, 41 polos de educação à distância e quase nove mil alunos. A região é marcada por grandes contrastes sociais e baixos níveis de desenvolvimento humano. Por isso, a organização acredita que a realização da I PopWeek nessa região geográfica tem um grande apelo simbólico para comemorarmos o dia da população mundial.

A programação inclui diversas palestras, debates temáticos e painéis virtuais com pesquisadores de renome no contexto nacional e internacional, além de atividades culturais.

As inscrições são gratuitas e haverá emissão de certificado a todos os participantes! Não perca essa oportunidade, inscreva-se aqui.

Comments

comments

Deixe uma resposta