Pedro Hallal e Cesar Victora mostram falhas no enfrentamento da pandemia: uma chamada urgente para a ação

Enterro no Amazonas. Foto: Paulo Desana/Dabakuri/Amazônia Real/Fotos Públicas

Em texto publicado na Nature Medicine, os epidemiologistas e abrasquianos Pedro Hallal e Cesar Victora (ambos da Universidade Federal de Pelotas) mostram as falhas no enfrentamento do novo coronavírus no Brasil – com muitos casos e mortes, ocupação total de leitos e falta de medicamentos e oxigênio – enquanto o presidente da república circula sem proteção e ignora a ciência.

Veja o artigo na íntegra (em inglês).

O artigo Overcoming Brazil’s monumental COVID-19 failure: an urgent call to action, em inglês, também aponta o surgimento de variantes, o uso de medicamentos sem eficácia contra a doença e a falta de coordenação nacional na pandemia.

Os autores também tratam do ritmo lento da vacinação no país e fazem análises e políticas e econômicas, ressaltando o apoio da maioria dos empresários brasileiros na eleição de Jair Bolsonaro, em 2018. De acordo com os pesquisadores, embora o apoio empresarial tenha diminuído, é ainda “uma forte voz na orientação das decisões nacionais e, infelizmente, muito mais forte do que a voz da comunidade científica” (em tradução livre).

Comments

comments

Deixe uma resposta