Crise e futuro do SUS em debate na TV gaúcha

O atual quadro financeiro do Sistema Único de Saúde esteve em debate na última edição do programa de entrevistas “Domínio Público”, transmitido no último dia 23. Alcides Miranda, professor do programa de pós-graduação e do curso de graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e dirigente da Abrasco foi um dos entrevistados.

“O SUS sempre foi subfinanciado, uma política pública com uma aposta no acesso universal, sendo o Brasil o único país com mais de 100 milhões de habitantes com um sistema de saúde universal. Os países que têm essa política gastam cerca de 8% do seu produto interno bruto em saúde. No caso brasileiro, nunca passou dos 3,7%, destacou Alcides Miranda ao apresentador e jornalista Jairo Jorge. Participou também do programa Diego Espíndola, secretário de saúde do município de Piratini, presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado (COSEMS-RS) e dirigente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

“Domínio Público” é produzido por um canal independente e fica disponível na plataforma de vídeos YouTube. Assista abaixo a edição na íntegra.

Comments

comments