Nísia Trindade, presidente da Fiocruz, recebe título de professora honoris causa da UFRJ

Foto: Rafael Venuto/Abrasco

Nísia Trindade, presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é a mais nova professora honoris causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A titulação foi deliberada na sessão do Conselho Universitário (Consuni) realizada na quinta-feira passada, 27 de agosto, e será oficialmente outorgada no próximo dia 8.

Primeira mulher a presidir a Fiocruz, Nísia Trindade Lima ocupa o cargo desde 2017, defendendo o direito universal à saúde, o Sistema Único de Saúde e a ciência. Doutora em sociologia, participa de programas e redes internacionais nas áreas de história da ciência e história da saúde.

Em maio de 2020, quando a Fundação completou 120 anos em meio à pandemia da Covid-19, Nísia Trindade afirmou que “a Fundação, presente em todas as regiões brasileiras, vem se dedicando diuturnamente a apresentar propostas e soluções, a elaborar pesquisas que respondam a perguntas ainda sem resposta, a formular e implantar ações estratégicas de atenção e promoção da saúde, como a construção do Centro Hospitalar para a Pandemia Covid-19, uma ação de referência com o Ministério da Saúde, entre muitas outras iniciativas”.

A Abrasco parabeniza Nísia, por mais essa conquista, representantiva tanto para a comunidade da Fiocruz, como da Saúde Coletiva brasileira.

Comments

comments

Deixe uma resposta