‘Tigers’ será exibido no Rio de Janeiro, filme denuncia lobby do leite artificial

A Aliança Pela Alimentação Adequada e Saudável e a IBFAN Brasil, lançam no dia 16 de março, no Cine Odeon (Cinelândia, Rio de Janeiro), às 18h00, Tigers, do diretor-escritor e vencedor do Oscar Danis Tanovic. Ao final da sessão, haverá um debate com Mike Brady, da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN/UK) e um dos idealizadores do filme. A exibição do filme é uma realização da ACT Promoção da Saúde, Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) e Rede IBFAN e tem o apoio da Associação Brasileira de Saúde Coletiva – Abrasco.

Ingressos podem ser adquiridos na Abrasco Livros – ENSP/Fiocruz na rua Leopoldo Bulhões 1480 Sala 129, Manguinhos, no Rio de Janeiro. Telefone (21) 2590-2073

Tigers tem 90 minutos de duração e é baseado na história verdadeira do paquistanês Syed Aamir Raza (Ayan), que foi representante de vendas da Nestlé, e hoje vive exilado no Canadá. Ayan, um paquistanês que consegue emprego na Nestlé para vender fórmulas artificiais que substituem o leite materno. Ele fica maravilhado com os benefícios que a empresa oferece, mas seu encantamento vai por água abaixo ao descobrir os problemas de saúde que o produto que promove causa em bebês: desnutrição, diarreia e mortes. Com o apoio de sua família e da IBFAN – Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar – International Baby Food Action Network, (representada no filme pela ONG The Hub), Ayan decide denunciar as estratégias agressivas e ilegais que a empresa utiliza para promover seus produtos em um país pobre e sem acesso universal à água tratada, passando a ser perseguido pelos antigos empregadores. Mesmo para quem já conhece as estratégias das multinacionais para promover alimentos ultraprocessados, as denúncias são chocantes. Ao mesmo tempo, é emocionante ver como uma pessoa corajosa conseguiu afetar a gigante e poderosa empresa, que estimula a substituição do alimento mais completo que existe: o leite materno. Exibido na 39ª Mostra de Cinema de São Paulo em 2015, Tigers, que infelizmente não chegou ao circuito comercial no Brasil, aborda os problemas gerados pelo marketing não ético de companhias de produtos que competem com a prática de amamentar, e da existência de possibilidades de enfrentar essa questão. Será exibido dia 16 de março, no Cine Odeon, no Rio de Janeiro.

A rede IBFAN, que integra a Aliança Pela Alimentação Adequada e Saudável, assim como a Abrasco, existe desde 1979 e está presente em mais de 100 países com dezenas de grupos, incluindo no Brasil. Sua atuação visa primordialmente proteger a amamentação utilizando-se de instrumentos legais como o Código Internacional de Controle da Comercialização de Alimentos Infantis e Resoluções correlatas da OMS, e legislação nacional, como a Lei 11265/2006.

Serviço:
Data: 16 de março, quinta-feira
Hora: 18h00
Local: Cine Odeon (Cinelândia, no Centro do Rio de Janeiro.)
Ingressos: R$ 12,00 (preço individual) e a R$ 10,00 reais (para compras de pelo menos 10 ingressos). Locais de venda – Abrasco Livros (térreo da ENSP/Fiocruz), UERJ, ACT, UFF.

 

Comments

comments