Seminário Saúde, Educação e Assistência Social na pandemia de COVID-19: em defesa da vida na retomada das atividades presenciais

A pandemia de Covid-19 constitui o maior desafio sanitário dos últimos cem anos, e seu enfrentamento tem repercutido em todas as esferas da vida social, no mundo inteiro.

Uma das primeiras medidas adotadas em praticamente todos os países foi a suspensão das atividades presenciais nas instituições escolares. No Brasil, essa suspensão tem suscitado um acalorado debate sobre o momento e as condições adequadas para a sua retomada.

Organizado pela Frente Pela Vida e lançado em março de 2021 com adesão de mais de 70 entidades nacionais e regionais, o Manifesto Saúde, Educação e Assistência Social em defesa da vida e da democracia apresenta um conjunto de princípios e diretrizes que buscam subsidiar a comunidade escolar e gestores na avaliação das condições para a retomada das atividades, colocando como prioridade o direito à vida, à saúde, à educação, o respeito aos territórios e às comunidades que deles fazem parte. 

Clique e acesse o Manifesto Saúde, Educação e Assistência Social em defesa da vida e da democracia 

Com o argumento da queda do número de internações e óbitos – mesmo que ainda em índices elevados – 24 das 27 redes estaduais decretaram pela retomada das atividades presenciais em agosto, com o aval do governo federal. Diante desse cenário, a ação intersetorial é mais do importante: é fundamental para preservar a comunidade escolar e salvar vidas. Para potencializar essa ação, as entidades da Frente Pela Vida convidam todos para assistir e participar do Seminário Saúde, Educação e Assistência Social na pandemia de COVID-19: em defesa da vida na retomada das atividades presenciais. Para garantir uma ampla participação, o seminário ganhou uma nova data: será realizado em 3 de setembro, a partir das 14 horas.

O encontro quer possibilitar um diálogo intersetorial a partir do Manifesto, debatendo com diferentes profissionais e sujeitos da comunidade escolar e da sociedade de modo a contemplar as especificidades regionais do Brasil, tendo como foco a proteção integral de crianças e adolescentes, as condições de segurança sanitária para os trabalhadores e o respeito à vida de cidadãos e cidadãs brasileiras.

O início do seminário terá transmissão pela TV Abrasco. Após a abertura das entidades integrantes da Frente Pela Vida, a mesa-redonda fará a exposição do Manifesto e seus princípios. Na sequência, em ambiente virtual, oficinas intersetoriais vão mesclar os participantes das três áreas temáticas por região do país. Ao fim, haverá uma plenária final para apresentação da discussão dos grupos e encaminhamentos. A participação nas oficinas e plenária final é voltada para dirigentes de organizações e entidades das áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, com vagas limitadas.

Seminário Saúde, Educação e Assistência Social na pandemia de COVID-19: em defesa da vida na retomada das atividades presenciais
Data: 3 de setembro – Sexta-feira
Horário: Às 14 horas
Abertura: Direção das entidades da Frente Pela Vida
Mesa-redonda com exposição do Manifesto e seus princípios
Naomar de Almeida Filho
– IEA/USP e ISC/UFBA
Miriam Fábia Alves – UFG e vice-presidente da ANPEd pela região Centro-Oeste
Márcia Lopes – UEL Coordenação da Frente Nacional em Defesa do SUAS e da Seguridade Social

Clique no player e ative a notificação para não perder o início da transmissão:

Comments

comments

Deixe uma resposta