Rosana Onocko: desejo a Lula, ao SUS e a todo o povo Brasileiro MUITA SAÚDE!

Discurso de Rosana Onocko, presidente da Abrasco, no Ato em Defesa do SUS, em 5 de agosto de 2022

Presidente Lula, participantes desta Conferência Livre, Democrática e Popular. O senhor recentemente tem dito em que é um homem apaixonado. Olhe ao seu redor Presidente! Esta sala está cheia de gente apaixonada pela saúde e pelo SUS.

O SUS talvez seja a mais capilarizada das políticas públicas, chegando a todos os rincões deste belo país. E quando chega nas comunidades, olha nas pessoas com olho no olho e as chama pelo seu nome. Falo do olho no olho e do próprio nome porque isso é condição para recriar o que temos chamado de espaços de dignidade para o nosso povo.

Penso que desde a 8ª Conferência as entidades da saúde, o assim chamado Movimento Sanitário, não construía consensos tão firmes como os que construímos na Frente pela Vida ao longo destes anos terríveis de pandemia e de necro-governo.

A Carta que o senhor receberá logo a seguir resume esses consensos. Dentre eles, destaco que defendemos um SUS público, longe das gambiarras das OS e das terceirizações, com uma carreira pública que restitua também a dignidade de seus trabalhadores. Quero destacar aqui que as várias entidades temos dedicado equipes e grupos de trabalho à elaboração dessas propostas, amparados nos preceitos da ciência e da tecnologia, mas também na ética do cuidado e na participação popular.

A eleição do senhor é um vento de esperança para todos os que lutamos pelo SUS. Mas, eu sei também senhor Presidente, que dia 2 de janeiro no planalto central, haverá um monte de gente dizendo que o que propomos é impossível, que o SUS não cabe no orçamento, o que equivale a dizer que o SUS e o povo brasileiro não cabem no Brasil.

Por isso, quero declarar aqui publicamente que quando o senhor precisar pode nos chamar, que iremos nos mobilizar novamente pela defesa da Vida e do SUS. Conte sempre conosco!

Presidente Lula, desejo ao senhor pessoalmente, ao SUS e a todo o povo Brasileiro MUITA SAÚDE!

Comments

comments

Deixe um comentário