Liberdade Religiosa e formação docente: universidade e escola debatem a intolerância.

Estão abertas as inscrições para o primeiro Curso de Extensão, gratuito, “Liberdade religiosa e formação docente: Universidade e Escola debatem a intolerância”. O Curso acontecerá na Universidade Federal Fluminense – UFF e é voltado para professores da rede pública de ensino. Acesse aqui para inscrição, que deverá ser realizada até 17 de maio. O Curso terá duração de 30 horas, e será ministrado de 18 de maio até 6 de julho, sempre com 4 horas semanais, de 14h00 às 18h00.

A proposta é estreitar os laços entre a universidade e as escolas de ensino básico, mais especificamente as escolas públicas (estaduais e municipais) através de um curso de extensão que pretende contribuir para a formação continuada de professores a respeito da temática especifica da liberdade religiosa em consonância com a lei 10.639 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações étnico-raciais. Pretendemos, assim, debater questões teóricas, bem como práticas da experiência docente, com intuito principal de pensarmos uma educação anti-racista e voltada, mais especificamente, para o combate da intolerância religiosa na sociedade em geral e nas escolas, em particular.

O curso tem como público alvo professores da rede pública, mas envolverá também a comunidade acadêmica, incentivando a participação de alunos da graduação em sua organização e participação. O curso será coordenado pela professora Doutora Erika Bastos Arantes, do departamento de história da UFF – Campos e organizado pelo Grupo de Pesquisa Relações Étnico Raciais e Religiões Afro-brasileiras e pelo professor Rodrigo de Castro Rezende.

 

Comments

comments