Lançamento da Aliança Pela Alimentação Adequada e Saudável pauta debate social sobre direitos e políticas em A&N


Fruto de um longo trabalho de articulação entre organizações da sociedade civil de interesse público, profissionais, associações e movimentos sociais, a Aliança Pela Alimentação Adequada e Saudável foi lançada durante o Congresso Brasileiro de Nutrição – Conbran 2016 – e já está à todo o vapor. Campanhas, produção de ações e atividades culturais são os próximos passos para envolver a sociedade brasileira na mobilização pelo direito à alimentação adequada e saudável e no fortalecimento de ações de prevenção e redução da obesidade e de outras doenças crônicas não-transmissíveis.

+ Confira a chamada do lançamento e leia a carta de apresentação

Realizado no dia 27 de outubro, o lançamento movimentou o encontro em Porto Alegre. Pesquisadores, militantes e representantes de amplos setores sociais pontuaram as principais propostas hoje em debate para a garantia da segurança alimentar e nutricional da população brasileira em todos os espaços, da alimentação escolar às opções oferecidas pelo conjunto da sociedade. Foram debatidas também estratégias para a constituição de políticas públicas que sejam de fato inclusivas a outras culturas alimentares, que valorizem os produtos orgânicos e que fortaleçam os mecanismos de taxação de bebidas açucaradas e alimentos ultraprocessados.  Ao final, foi construído o consenso em torno da promoção da alimentação adequada e saudável no ambiente escolar como primeiro objetivo a ser trabalhado dentro dos nove pontos da agenda de ações comuns da Aliança. Ana Paula Bortolleto, Leonardo Melgarejo, Maria Emília Pacheco e Paula Johns foram algumas das presenças na atividade. A Abrasco foi representada por Elisabetta Recine, professora de departamento de Nutrição da Faculdade das Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB). Confira as fotos nas redes sociais. 

Outro ponto alto durante o Conbran foi o estande da Aliança, polo irradiador de ideias e aglutinador de pessoas. O quiz sobre alimentação saudável foi um sucesso, pois abriu oportunidade de diálogo com os congressistas, complementando os debates dos materiais distribuídos pela Aliança e seus parceiros. Foram coletados mais de 400 questionários, conhecendo assim melhor o público e divulgando estratégias em alimentação adequada e saudável.

Próximos passos presenciais e virtuais: O Encontro Nacional de Aleitamento Materno, que acontecerá de 22 a 25 de novembro em Florianópolis (SC), será o próximo evento no qual a Aliança estará presente com seu estande, promovendo ações e debates em torno de ações efetivas para o direito humano à alimentação. Entre as atividades, está planejada a exibição do filme Tigers , que conta a história real de um representante comercial da Nestlé que descobre os efeitos negativos das práticas da empresa sobre a saúde das crianças no Paquistão.

A Aliança sabe também da importância do debate nos espaços virtuais, tanto que preferiu organizar uma comunidade na rede social Facebook. Em poucos dias, a página já atingiu os primeiros mil participantes, que podem compartilhar e trocar postagens e informações sobre ações, atividades e temas comuns. Curta e ingresse nessa rede!

A página da Aliança na internet também já está no ar. A ação #BrasilAlimentaçãoSaudável na agenda municipal 2017 será primeira campanha de ação pública, focada no diálogo a ser aberto com os novos prefeitos e vereadores eleitos esse ano. “Vamos disponibilizar um modelo de carta para quem puder fazer ações no seu município, bem como disponibilizaremos materiais de comunicação que podem apoiar ações locais de advocacy sobre o tema”, detalha Ana Paula Bortoletto, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – Idec. Acesse aqui e ajude a fomentar essas ideias. 

Comments

comments