CNS decide pela organização da 16ª Conferência Nacional de Saúde em 2019

Registro da 300ª reunião do CNS, em dezembro – Foto: CNS

Em reunião ordinária realizada na última sexta-feira,  em 08 de dezembro, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou por unanimidade a realização da 16ª Conferência Nacional de Saúde – 16ªCNS – em 2019. O principal espaço de debate, discussão e construção do Controle e da Participação Social em Saúde terá como tema “8ª + 8 = 16ª”, uma referência à 8ª Conferência, realizada em 1986 e considerada um marco na história das conferências, conformando as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Brasileira de 1988, que consolidou o Sistema Único de Saúde (SUS). A data do evento ainda será ratificada na 301ª RO, em janeiro próximo.

Para Ronald dos Santos, presidente do Conselho, mais do que uma referência cronológica, os tema e os eixos que se apresentavam naquela época continuam atuais. “Qual era o tema da 8ª? – Democracia e Saúde. Quais os eixos? – Saúde como direito; Consolidação do SUS; e Financiamento. Tudo o que estamos discutindo hoje! Que o processo da 8ª + 8 seja o resgate desses temas”, disse ele.

Os conselheiros deliberaram também quais os eventos poderão apresentar subsídios à 16ªCNS. Foi aprovado, entre outros, o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva – Abrascão 2018 – a ser realizado de 26 a 29 de julho do próximo ano, no Rio de Janeiro. Acesse aqui a  esolução CNS Nº 568.

Comments

comments