Campanha O Brasil Precisa do SUS ganha corpo e ativa redes de mobilização

Caetano e Chico. Ildeu Moreira, presidente da SBPC, e Felipe Santa Cruz, da OAB. Sonia Fleury e José Gomes Temporão. A mobilização para a campanha O Brasil Precisa do SUS vem crescendo a cada dia e terá no seu lançamento, amanhã, dia 15, às 14 horas, em transmissão a partir da TV Abrasco, seu momento maior. No entanto, o ato é apenas o começo de um processo de mobilização social.

A atividade de amanhã será marcada por dois momentos. Das 14 às 15 horas, entidades nacionais de diversa áreas, como saúde, direito, educação e ciência e tecnologia irão ocupar a tribuna virtual trazendo suas contribuições ao fortalecimento do SUS e a esse momento tão duro da história nacional.

“O Brasil ultrapassou 180 mil mortos por Covid-19 na última sexta-feira. Isso é inaceitável. A sociedade como um todo precisa se mobilizar para defender vidas e evitar esse sofrimento” ressalta Gulnar Azevedo, presidente da Abrasco, uma das entidades que estão à frente da mobilização.

A partir das 15 horas, as lideranças irão para uma outra sala virtual junto com ex-ministros da saúde e parlamentares para a entrega da “Carta ao Povo Brasileiro”, documento político da campanha. A expectativa é que a Comissão seja recebida pelos presidentes e vice-presidentes das casas legislativas, e comissões.

Para o início da campanha, dois eixos foram escolhidos.  Um é o financiamento do SUS, reforçando a petição do Conselho Nacional de Saúde (CNS) O SUS merece mais em 2021. O objetivo é sensibilizar deputados e senadores para que seja aprovada a continuidade do orçamento no próximo ano.

São mais de 573 mil assinaturas! Clique, assine a petição e ajude a garantir o orçamento para o SUS em 2021

O outro eixo é a pauta da vacina. Em meio à politização e à repetição de erros apresentados no último final de semana, a sociedade não pode compactuar com um plano anêmico, que não se compromete com a saúde das populações. A vacinação tem de chegar ao alcance de todos. #Vacinaparatodasetodos!

Confira o posicionamento da Abrasco sobre a campanha nacional de vacinação proposta pelo Ministério da Saúde

Transmissão e mobilização: A campanha O Brasil Precisa do SUS é uma campanha de mobilização liderada pelas entidades que compõem a Frente Pela Vida. Mais de 100 entidades participaram da plenária de mobilização em 7 de dezembro, e muitas irão abraçar a transmissão simultânea, por meio da ferramenta OBS. Clique e saiba mais como participar.

Comments

comments

Deixe uma resposta