Abrasco participa da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com o tema “Inovação – Diversidade – Transformações”, a Sociedade Brasileira para Avanço da Ciência (SBPC) inicia neste domingo, 16, a sua 69ª Reunião Anual. A atividade acontece até dia 22 no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – na capital mineira, Belo Horizonte.

Os números dão ideia do tamanho do evento. Serão 69 conferências, 82 mesas-redondas, 55 minicursos, 16 sessões especiais, 05 assembleias, 02 reuniões de trabalho e 06 encontros, além de 871 pôsteres com trabalhos acadêmicos e científicos de todas as áreas do conhecimento. A expectativa é ultrapassar 20 mil visitantes que passaram pela última edição, sediada na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e realizada em Porto Seguro (BA), no ano passado.

A Abrasco é uma das 100 associações científicas associadas à SBPC e estará presente em diversas atividades da Reunião Anual. A mesa-redonda “Desafios atuais na Pesquisa em Saúde no Brasil acontece na sexta-feira, dia 21, às 10h30, no prédio CAD 2 – Sala C 207 e terá como palestrantes os abrasquianos Maurício Lima Barreto, pesquisador do Instituto Gonçalo Muniz (IGM/Fiocruz), e Carlos Médicis Morel, pesquisador do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz) e de Marco Antonio Vargas, professor do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal Fluminense (UFF). A mediação será do abrasquiano Reinaldo Guimarães. No mesmo dia e hora (21/07, às 10h30), no prédio da FACE – Sala 1070, Eli Iola Gurgel, professora da Faculdade de Medicina da UFMG e vice-presidente da Abrasco, coordenará a conferência “Crise econômica, austeridade fiscal e saúde no Brasil”, com Fabiola Sulpino Vieira. Iola também estará numa das rodas de conversa promovidas no espaço SBPC Jovem. O presidente da Associação,  Gastão Wagner, participará da reunião das presidências das associações científicas com a nova direção da SBPC, evento que antecede a Assembleia Geral da entidade, marcada para o dia 20, às 18h, no prédio CAD 2 – Auditório A 104.

Nova presidência: A Assembleia Ordinária da SBPC dará posse à nova diretoria da Sociedade para o biênio 2017-2019 e ao novo conselho, este com mandato de quatro anos. Professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IF/UFRJ), ex-diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do finado Ministério das Ciências, Tecnologia e Inovação entre 2004 e 2013, membro do Conselho Superior da Capes e vice-presidente da SBPC no biênio atual (2015-2017), Ildeu de Castro Moreira elegeu-se novo presidente da SBPC, capitaneando 980 votos durante o processo eleitoral, realizado entre maio e junho deste ano.

Ao longo de sua trajetória profissional e com destaque para o último ano, Ildeu de Castro Moreira tem sido uma voz forte e aguerrida na luta por mais recursos para as instituições de ensino e pesquisa em Ciência, Inovação e Tecnologia, contra o desmonte do finado MCTI, fundido com o Ministério das Comunicações no Governo Temer, e por uma ação política e crítica da SBPC e das demais sociedades científicas. A Abrasco parabeniza a eleição do professor Ildeu e dos demais 8 diretores e 10 conselheiros regionais, e coloca-se à disposição da nova gestão e confiante em uma SBPC comprometida com as políticas públicas e com os interesses da população brasileira.

Comments

comments