SBPC, Abrasco e demais associadas convocam 2ª Marcha Pela Ciência no Brasil

Este slideshow necessita de JavaScript.

Neste sábado, 2 de setembro, acontece a 2ª Marcha Pela Ciência no Brasil, organizada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência  – SBPC, demais associadas, como a Abrasco; Associação Nacional de Pós-Graduação (ANPG), entre outras entidades. O objetivo é pressionar o governo a revogar, na votação da Lei Orçamentária Anual de 2018, os cortes no orçamento para Educação e Ciência, Tecnologia e Inovação.

Representada pelo seu vice-presidente, Mário Scheffer (FM/USP), a Abrasco participou de reunião da SBPC com as demais sociedades científicas associadas em São Paulo, no último 22 de agosto, para discutir ações contra os cortes orçamentários e em defesa da ciência, tecnologia, inovação e educação no Brasil. Cerca de 60 representantes presentes concordaram com a intensificação do Fórum Permanente da SBPC, para debater ações em defesa dessas áreas tão cruciais ao desenvolvimento do país.

Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC, iniciou a sessão apresentando a nova diretoria, que tomou posse em julho, durante a Reunião Anual da Sociedade, em Belo Horizonte. Moreira ressaltou a gravidade dos contingenciamentos, que deixaram neste ano o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) com ¼ do orçamento que possuía em 2010. “O orçamento desse ano deveria ser R$5 bilhões, mas a verba liberada ao Ministério é de cerca de R$2,5 bi. Com a Emenda Constitucional 95 (EC 95), que congela os recursos por 20 anos, a situação tende a ficar dramática”, lamentou.

Moreira destacou algumas das ações que a SBPC vem encabeçando para pressionar o governo a recompor o orçamento para CT&I, entre elas, a manifestação em defesa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)e a campanha Conhecimento sem cortes.

A instalação dos tesourômetros, painéis que mostram, minuto a minuto, o valor dos cortes nas verbas para CT&I no País, foi avaliada como uma ação que com alta repercussão. O primeiro foi instalado em junho no Rio de Janeiro; o segundo, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, e um terceiro foi instalado em Brasília (DF). A previsão é que em breve outros sejam inaugurados em Salvador e em Porto Alegre.

Propostas: Ao final da reunião, foram elencadas as propostas que surgiram no encontro, para que a SBPC e suas associadas tenham uma atuação mais forte junto ao governo com relação aos cortes orçamentários, com uma atuação mais forte e presente no Congresso Nacional, bem como ações organizadas para 2018 por melhores políticas de CT&I e educação e a intensificação do Fórum Permanente para discussão dessas estratégias.

Entre as ações, as primeiras já foram acionadas. A carta com a solicitação de uma reunião urgente do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) a ser convocada por Gilberto Kassab, titular do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), foi entregue em mãos nesta quarta-feira, 23. Foi enviada também uma carta aberta a Michel Temer, alertando para a gravidade da situação e a necessidade urgente de reversão desse cenário de contingenciamentos à educação e à CT&I. “Agora não é o momento de ficarmos calados. Se a ciência brasileira se calar agora, ela ficará em silêncio por muito mais tempo, porque não restará mais nada e nem ninguém”, concluiu Ildeu Moreira, presidente da SBPC.

Confira abaixo as saídas da 2ª Marcha da Ciência neste sábado, 02 de setembro, e venha para a luta por um Brasil com Ciência, Tecnologia e Inovação

São Paulo (SP)
Concentração: Avenida Paulista, às 15h, no vão do MASP
Acesse o evento nas redes sociais

Brasília (DF)
Concentração: Explanada dos Ministérios, às 15h, em frente à Museu Nacional da República
Acesse o evento nas redes sociais

Porto Alegre (RS)
Concentração: Parque da Redenção, às 11h, em frente ao Monumento do Expedicionário.
Acesse o evento nas redes sociais

Rio de Janeiro (RJ)
Concentração: Praça Mauá, às 15h, em frente ao Museu do Amanhã
Acesse o evento nas redes sociais

Comments

comments