1ª Conferência Nacional de Comunicação e Saúde – Confira registros

Seis mesas tentaram formar um mosaico dos debates sobre democratização dos meios e da vinculação do direito à saúde e à comunicação - Foto Sergio Eduardo Oliveira/Radis.
Seis mesas tentaram formar um mosaico dos debates sobre democratização dos meios e da vinculação do direito à saúde e à comunicação – Foto: Sergio Eduardo Oliveira/Radis.

Realizada entre os dias 18 e 20 de abril , a 1ª Conferência Nacional de Comunicação e Saúde reuniu no Centro Internacional de Convenções Brasil, em Brasília, jornalistas de secretarias e de conselhos municipais e estaduais de saúde, bem como conselheiros, comunicadores populares, acadêmicos e profissionais de texto, foto, vídeo e cinema interessados nos debates acerca da democratização da mídia; do direito à saúde e da comunicação.

Ao todo, foram seis mesas temáticas que debateram desafios da comunicação e do direito à saúde e à informação; o SUS na sala de aula; novas e velhas formas de mídia e de interação com a sociedade, bem como a vivência de coletivos e de redes de saúde e comunicação. O encerramento teve a palestra da jornalista Tereza Cruvinel, junto com a leitura da relatoria das mesas. Cabe ao Conselho a publicação final do relatório. Cada mesa ganhou um texto coberto pela imprensa do CNS publicado na plataforma SUS Conecta.

A Abrasco esteve presente em toda a atividade, com a participação de Inesita Araújo, Janine Miranda Cardoso e Rodrigo Murtinho, pesquisadores do Laboratório de Comunicação e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Laces/ICICT/Fiocruz) e integrantes do Grupo Temático Comunicação e Saúde (GTCom/Abrasco) e também do jornalista da Associação, Bruno Cesar Dias. Murtinho expôs na mesa 5: “Informação em Saúde como direito”; e Dias, na mesa 6: “Experiência de coletivos de comunicação”.

Confira também a cobertura da comunicação do ICICT/Fiocruz (primeiro dia e terceiro dia), do Canal Saúde, da Rádio Web Saúde FSP/USP e acompanhe os depoimentos dos comunicadores populares Raphael Travia e Cristine Nobre Leite, publicados na Rede HumanizaSUS.

Comments

comments