Movimento Global pela Equidade em Saúde Sustentável será lançado nesta quinta, 2 de julho

Após o lançamento da carta reivindicando uma liderança ética global há dois meses, será lançado no dia 2 de julho o Movimento Global pela Equidade em Saúde Sustentável. A frente surge das preocupações de mais de 160 entidades globais, regionais e nacionais, representando cerca de 20 milhões de profissionais e mais de 500 defensores do direito à saúde, incluindo ex-chefes de estado e ex-ministros da saúde. O abrasquiano Paulo Buss, um dos articuladores desse movimento internacional desde o primeiro momento, será um dos comentadores iniciais do evento do dia 2 de julho. O evento contará com a presença da presidente da WAFPHA, Laetitia Rispel, além de outros representantes da ONU e de associações internacionais ligadas à saúde. ) diretor geral da OMS, Tedros Adhanom, e o secretário geral da ONU, Antonio Guterres, foram convidados e ainda vão confirmar a participação.

+ Saiba mais sobre o evento

Dentre os objetivos do lançamento global do evento está o de destacar o papel e a importância da equidade em saúde sustentável na resposta à pandemia e reiterar o apoio à ONU e à OMS como líderes globais éticos para orientar a resposta abrangente à pandemia e suas consequências. Os organizadores destacam que o lançamento do Movimento de Equidade em Saúde Sustentável reunitodas as entidades, organizações e indivíduos que endossaram a carta aberta à ONU. O evento destacará ainda as inaceitáveis iniquidades em saúde global que foram ampliadas pela pandemia da Covid-19.

Segundo os organizadores “é hora de decolar como um movimento global participativo e de base que chama e age nos níveis global e local para trazer equidade na resposta à pandemia, enquanto trabalhamos no sentido de abordar as causas da dinâmica da injustiça social e da deterioração ambiental , entrelaçados e desencadeando desigualdades intra e intergeracionais”.

Para acompanhar o evento, o interessado deve se inscrever no link https://umassmed.zoom.us/webinar/register/WN_FO7JKXMNSyublj6KM2gVtw. Duas mil vagas estão disponíveis para participantes.

Movimento Global pela Equidade em Saúde Sustentável
Quinta-feira, 2 de julho – às 9 horas – Horário de Brasília (2 PM – GMT +2 horas – CEST)

 

Comments

comments

Deixe uma resposta