WFPHA e OMS renovam relações oficiais

Foto: OMS

Em comunicação oficial realizada no último dia de janeiro, após sua 150ª sessão, o Conselho Executivo da Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou a renovação das relações oficiais da Organização junto à Federação Internacional das Associações de Saúde Pública (WFPHA, em inglês). Por meio desse mecanismo, entidades não-estatais são autorizadas a participar com direito à voz de reuniões e assembleias, apresentar declarações por escrito e receber informações oficiais. A WFPHA, que já tinha esse status, teve sua autorização revalidada.

“A renovação, pelo Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde, da condição de entidade em relações oficiais com a OMS representa não apenas o reconhecimento da contribuição da WFPHA à Saúde Pública global, mas, sobretudo, a oportunidade de a Federação intensificar suas atividades em prol do direito universal à saúde e da equidade em saúde em todo o mundo nos fóruns multilaterais”, diz Luis Eugenio de Souza, vice-presidente eleito da WFPHA e diretor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) e coordenador do Comitê de Relações Internacionais da Abrasco.

Rosana Onocko, presidente da Abrasco, congratula a WFPHA pela renovação. “A atuação na WFPHA é muito relevante para a Abrasco. Na nossa gestão estamos participando ativamente da Federação, com diversos abrasquianos nos grupos temáticos dessa entidade, e estes, reunidos no nosso Comitê de Relações Internacionais, sob liderança de Luis Eugenio. É um feito que merece ser registrado”, completa.

Comments

comments

Deixe um comentário