Peer Review Week 2017 destaca o valor da transparência na produção e difusão da ciência



Começa na próxima segunda-feira, 11 de setembro, a Peer Review Week 2017. Em sua terceira edição, o evento internacional organiza debates, aulas e ações lúdicas e informativas destacando o papel estratégico da revisão por pares, bem como de todo o processo envolvido na avaliação, validação, publicação e difusão da produção científica. A diversidade de estratégias, de atores e de instituições envolvidas é uma das marcas do evento, que propicia as discussões tanto no âmbito das universidades e de tradicionais centros de pesquisa e associações científicas, como em livrarias e nos ambientes virtuais da internet.

+ Eventos agitam debates sobre editoração e produção científica no Brasil e no exterior

Organizada por associações e entidades com e sem fins lucrativos, como ORCID, ScienceOpen, Elsevier e outras, a Peer Review deste ano destaca como tema a transparência de informações no processo de comunicação e publicação científica. Sua efetividade exige o compromisso de revistas, jornais, periódicos e de seus editores e editoras em múltiplos níveis, seja pela identificação dos revisores, pela publicação dos pareceres, pelo reconhecimento formal de todos os profissionais envolvidos nos projetos e pesquisas representados e apresentados nos artigos aprovados, pelo encorajamento no uso e na difusão do acesso aberto.

A Peer Review Week vai até o outro domingo, dia 17, e ocorre na sequência do 8TH International Congress on Peer Review and Scientific Publication, cujo o tema é, em português, “Ampliando a qualidade e a credibilidade da ciência”, e que acontece em Chicago, Estados Unidos. Dentre as demais atividades programadas, haverá debates na Karolinska Institutet, na Suécia; na British University do Egito; na Royal Society of Chemistry, em Londres, e uma série de webminars no internet. A língua corrente é o inglês. Confira aqui a programação detalhada. 

Comments

comments