ISAGS completa mudança diretiva e dá posse a Carina Vance


Iniciado em abril, o processo de transição do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS) será concluído na próxima semana com a cerimônia de posse de Carina Vance Mafla como nova diretora executiva do Instituto ligado à União das Nações Sul-americanas (Unasul). O evento, fechado a convidados, acontecerá na próxima terça-feira (26), no Rio de Janeiro.

Natural no Equador e formada em História e Ciências Políticas, Carina Vance Mafla se aproximou da saúde pública após trabalhar com portadores do vírus HIV nas regiões mais carentes da Cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, no período de formação graduada e pós-graduada, tendo diplomado-se como mestra em Saúde Pública na Universidade da Califórnia-Berkeley. Retornou a seu país em 2004, onde dirigiu a Fundaccion Causana, dedicada à temática lésbica e feminista. Seu posicionamento firme e lúcido levou ao convite do presidente Rafael Corrêa para assumir o ministério de la salud de Ecuador em 2012, permanecendo à frente da pasta até 2015. Ao longo desse período, presidiu o Comitê Executivo da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS); o 52º Conselho Diretivo da OPAS em 2013 e a XXXIV Reunião de Ministros de Saúde da Área Andina (REMSAA) 2014-2015.

Carina assumirá o Instituto das mãos de José Gomes Temporão, ex-ministro da saúde do Brasil e pesquisador aposentado da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz).

Comments

comments