Saúde em pauta numa Semana de Comunicação


 

A Sistema Único de Saúde é tema prevalente em todas as mídias, desde as mazelas dos hospitais, passando pela disponibilidade de vacinas, e chegando na complexidade de tratamentos gratuitos – mas que SUS é esse que está se colocando na imprensa? A necessidade de resposta a esta pergunta torna a Comunicação em Saúde um tema fundamental. Para debater temas relacionados, a Fiocruz vai realizar uma semana inteira, entre 25 e 29 de julho, para a Comunicação. A abertura das atividades será na segunda-feira (25), às 9h, com o seminário Comunicação pública: construção e impasses, que acontecerá no Museu da Vida, no campus Manguinhos. Estão convidados representantes da Frente Parlamentar pela Democratização da Comunicação e do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação.

O evento prossegue à tarde, até as 17h, com a exibição do filme Freenet, que discute o futuro da liberdade na rede mundial de computadores. A sessão será seguida de debate com Veridiana Alimonti, do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação, uma das quatro organizações brasileiras que produziram o vídeo de forma colaborativa. A participação no Seminário é aberta. Não haverá necessidade de inscrição prévia para o evento, que será transmitido em tempo real.

Política de Comunicação e Canal Saúde

Parte importante da Semana será o debate do texto preliminar da Política de Comunicação da Fiocruz, elaborado por um Grupo de Trabalho instituído pela Câmara Técnica de Informação e Comunicação. A Política será a pauta do Fórum dos Assessores de Comunicação (terça, 26, de manhã) e da Câmara Técnica (quarta, 27, durante todo o dia). O cronograma de aprovação do documento, que será concluído em processo colaborativo aberto a toda comunidade Fiocruz, será definido nesta última reunião da Câmara.

Na tarde de terça (26), o Canal Saúde promoverá uma oficina, intitulada Um Canal de TV para o SUS, para a qual parceiros internos e externos foram convidados a debater a gestão participativa de sua grade de programação. Participarão do encontro integrantes de várias organizações representativas da área, como o Conselho Nacional de Saúde (CNS), o Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), entre outras.

Como parte da Semana de Comunicação, o Fórum dos Editores Científicos se reúne na tarde quinta-feira (28). Criado em outubro de 2014 no âmbito da Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação (Vpeic), o Fórum congrega os periódicos científicos da instituição e a Editora Fiocruz. A pauta terá, entre outros assuntos, a discussão de estratégias comuns para aperfeiçoamento do Portal de Periódicos.

Debate sobre crack

Para fechar a Semana, na tarde de sexta-feira (29), outro evento aberto será realizado fora do campus Manguinhos, no auditório do Viva Rio, na Glória. Às 14h, a Editora Fiocruz realizará uma sessão de autógrafos do livro Crianças, Adolescentes e Crack, com a organizadora Simone Gonçalves de Assis. Às 15h, será exibido o documentário Crack, repensar (26 min), do selo Fiocruz Video. Logo depois da sessão, haverá debate sobre o tema com a participação do diretor Felipe Crepker Vieira.

O objetivo da Semana é mobilizar a comunidade interna para debater e refletir sobre o papel da comunicação numa instituição de saúde, ciência e tecnologia; sobre as possibilidades e ações efetivas da Fiocruz nesse campo; e sobre as articulações e ações institucionais guiadas pelo compromisso com a democracia e o acesso aberto à informação e ao conhecimento.

Confira a programação completa:

Semana de Comunicação, de 25 a 29 de julho

25 de julho
Local: Auditório do Museu da Vida

Seminário: Comunicação Pública: Construção e Impasses

9h – Abertura – Nísia Trindade de Lima Vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC).

9h20 – Painel: O Papel da Comunicação Pública na Sociedade Democrática.

Participação de um representante da Frente Parlamentar pela Democratização da Comunicação; de Israel Vale, do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação; Rodrigo Murtinho, do Icict/Fiocruz; e mediação de Rogério Lannes (Radis/Fiocruz).

12h – Intervalo para almoço

13h30 – Exibição do filme Freenet? – documentário colaborativo sobre a liberdade na Internet, seguido de debate.

Debatedor: Veridiana Alimonti – Intervozes, Coletivo Brasil de Comunicação.

17h – Encerramento

26 de julho
Local: Auditório do Icict

9h/12h30 – Reunião do Fórum de Assessores de Comunicação.

13h30 – Oficina Um Canal de TV para o SUS

Evento restrito a convidados internos e externos.

Objetivo – Debater a participação popular na gestão da grade de programação do Canal Saúde.

27 de julho
Local: Auditório do Icict

9h/ 17h – Reunião da Câmara Técnica de Informação e Comunicação.

28 de julho
Local: a definir

13h30/ 15h30 – Reunião do Fórum dos Editores Científicos da Fiocruz.

29 de julho
Local: auditório do Viva Rio (rua do Russel, 76, Glória – Rio de Janeiro)

14h – Sessão de autógrafos do livro Crianças, Adolescentes e Crack, de Simone Gonçalves de Assis

15h – Exibição e debate do documentário Crack repensar (Selo Fiocruz Vídeo/VSD-Icict).

Moderador/mediador: Valcler Rangel – vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, responsável pelo Programa Institucional da Fiocruz sobre Álcool, Crack e outras Drogas, que visa discutir alternativas de combate a este problema contemporâneo e envolve representantes de diferentes unidades da Fundação.

Debatedores:

– Cristiane Sampaio (Icict/Fiocruz), pesquisadora Viva Rio;

– Felipe Crepker Vieira, diretor do documentário Crack – Repensar;

– Rubem César, Viva Rio/ Comissão Brasileira Drogas e Democracia (CBDD);

Comments

comments

2 comentários sobre “Saúde em pauta numa Semana de Comunicação