Nota de pesar pelo falecimento da Profª Drª Fran Demétrio Silva Santos

Fran Demétrio no Ato Público do 8º CBCSHS, em 2019 – Foto: Abrasco

Com muito pesar lamentamos o falecimento da Profª Drª Fran Demétrio, Abrasquiana, integrante do GT de Saúde da População LGBTI+ e docente da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Fran Demétrio é uma intelectual e pesquisadora que em seu legado contribuiu para abordar outras epistemologias no campo da Saúde Coletiva. 

Uma das suas maiores contribuições é a reivindicação do conceito de justiça epistêmica, que articula a noção dos direitos humanos e a decolonialidade. Com abordagem interseccional na sua essência, Fran Demétrio defendia que direito humano é tratar cada pessoa, independente do seu gênero, raça/cor, etnia, orientação sexual e origens como pessoa capaz de ter e produzir conhecimento. 

Fran Demétrio era nutricionista, mestra em Alimentos, Nutrição e Saúde e doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC-UFBA). Atuava como Professora Adjunta no Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) do Centro de Ciências da Saúde da (UFRB) e docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família da FIOCRUZ (PROFSAUDE/FIOCRUZ). Era líder, coordenadora e pesquisadora do (co)Laboratório Humano de Estudos, Pesquisa e Extensão Transdisciplinares em Integralidade e Interseccionalidade do Cuidado em Saúde e Nutrição, Gêneros e Sexualidades – LABTrans/UFRB. Era membra da Associação Brasileira de Profissionais pela Saúde Integral de pessoas Trans, Travestis e Intersexo (ABRASITTI) e do Coletivo de Trans Pra Frente (Salvador-BA). 

Em dezembro de 2019, Fran Demétrio participou do seminário de pesquisa sobre a Política Nacional de Saúde Integral da população LGBT na UFRGS e UNISINOS, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, evento promovido por integrantes do GT de Saúde da População LGBTI+ da ABRASCO. Em uma das suas últimas atividades presenciais, demonstrou o vigor e a potência de sua produção científica nas discussões sobre saúde e os direitos sexuais e reprodutivos. Parte de sua brilhante reflexão, que foi aplaudida de pé pela audiência, está disponível no podcast Transverso da UFRGS.

Nos intervalos das atividades a generosidade, o bom humor, a vivacidade, as falas sobre os projetos futuros e a grandeza de Fran deixaram marcas, trouxeram estímulo e saudades imensas. Conhecer a contribuição de Fran Demétrio torna-se indispensável no alcance das urgências das pessoas LGBTQIA+ para a equidade e a justiça social no Brasil.

Sua existência era resistência e potência. Sua luz marcou a todos nós e a vida de tantas pessoas, que em rede formada em cada canto desse país, seguirá mobilizada e pulsante produzindo conhecimentos outros, que possam fazer cada um de nós existir com liberdade para reinventar a vida e formas de construir um mundo melhor.

O GT de Saúde da População LGBTI+, bem como o conjunto da Abrasco, emana bons pensamentos na passagem da Profª Fran Demétrio e manifesta os sinceros sentimentos à família e amigos/as.

Fran Demétrio, presente! 

Comments

comments

Deixe uma resposta