Nota de apoio ao Hospital São Paulo – Abrasco

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva – Abrasco – vem a público manifestar seu apoio às mobilizações e manifestações do Hospital São Paulo, Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo (HSP/HU/Unifesp), bem como de seu corpo docente, discente, de funcionários e servidores.

Nos últimos meses, o HSP/HU/Unifesp vem enfrentando uma crise grave e inédita. A suspensão inexplicável de repasse dos recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF) vem acarretando um estrangulamento progressivo de sua capacidade operacional.

O corte nas verbas coloca sob ameaça não apenas o atendimento à população, mas também a formação qualificada de profissionais da saúde e o andamento de pesquisas clínicas e acadêmicas extremamente importantes para o desenvolvimento científico do país. Atualmente, 5,8 milhões de habitantes da capital paulista, da Grande São Paulo e de outros municípios e estados da federação são atendidos nas dependências do HSP. A unidade capacita e forma mais de 1,2 mil estudantes de medicina, enfermagem e de diversas áreas da saúde, além de mais de 1,6 mil estudantes que integram seus programas de residências médica e profissional, os maiores do país. A Abrasco, juntamente com diversas entidades, associações e representações políticas, está atenta a este episódio que configura mais um ataque ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao direito universal à saúde.

Confira a matéria Estudantes fazem manifestação em prol do Hospital São Paulo
Acesse aqui as moções de apoio em prol do HSP.

Comments

comments