Nosso adeus a Efigênia Ferreira e Ferreira

A comunidade da Saúde Coletiva se despede da abrasquiana Efigênia Ferreira e Ferreira, professora titular do Departamento de Odontologia Social e Preventiva da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O falecimento aconteceu na madrugada deste sábado, 22 de outubro, decorrente de Acidente Vascular Cerebral (AVC), aos 75 anos.

Graduada em Odontologia pela UFMG em 1969, Efigênia era especialista em Saúde Coletiva pela PUC Minas (1981), mestre em Odontologia- Clínica Odontológica (1996) e doutora em Ciência Animal – Epidemiologia (2000) UFMG. 

Ela ingressou na UFMG em 1985 e foi aprovada como professora titular em 2012. Na Universidade exerceu diversos cargos e funções. Destaque para as diversas vezes que chefiou o Departamento de Odontologia Social e Preventiva – a última entre agosto de 2015 a agosto de 2019 -, para a presidência da Comissão de Ética do Servidor Público na UFMG de 2015 a 2018, e para o cargo de pró-reitora de Extensão da UFMG, no período de 2011 a 2014.

No campo da pesquisa, a abrasquiana coordenou o levantamento epidemiológico nacional em saúde bucal de 2019 a 2021. A ação foi fruto da construção coletiva do Grupo Temático Saúde Bucal Coletiva, da Abrasco, do qual Efigênia exerceu a coordenação de 2015 a 2018.

Tanto os sanitaristas como os odontólogos de Minas Gerais, que a dedicariam uma medalha de honra ao mérito em vida à docente, estão profundamente sentidos com a forma inesperada da partida de Efigênia.

Leia a homenagem da UFMG.

O GT SBC/Abrasco se solidariza com a família e amigos. Efigênia está viva entre nós pelo seu legado de amor e defesa do direito à saúde bucal de todos os brasileiros.

E a Profª Efigênia partiu,
partiu celebrando
e sendo celebrada
Partiu desta vida matéria
para uma outra vida morada
Partiu de Minas
neste outubro,
que nos ficou
assim de luto
Partiu,
mas não parte,
Efigênia ficou,
Efigênia ficaste
Haste de bandeira ao vento
em tantos momentos que com muitos
aqui e além,
compartilhaste
Algumas pistas:
UFMG
Graduação,
Pós-graduação
Saúde Bucal Coletiva
GT SBC
Nas águas da Pampulha e na Igrejinha
Paisagens de Minas
Duas vezes Ferreira
Não serás esquecida
Teu nome de vida e de luta
Prezada Efigênia

Poesia de Otacílio Batista, docente da UFPI e membro coordenador do GT SBC-Abrasco

Comments

comments

Deixe um comentário