Nosso adeus a Beth Barros

Beth Barros no V Congresso Brasileiro de Saúde, em 1997 – Foto: Radis/Ensp/Fiocruz

A Comunidade da Saúde Coletiva se despede de Beth Barros, que faleceu na manhã do domingo, 30 de janeiro. Maria Elizabeth Diniz Barros era socióloga de formação e funcionária de carreira do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), tendo dedicado boa parte de sua atuação profissional às áreas do planejamento governamental e do financiamento da saúde, e de sua militância cidadã à defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e à luta por justiça social e pela democracia em nosso país.

Após a aprovação da Constituição Federal de 1988, Beth compôs gestões do Ministério da Saúde, quando exerceu papel central na formulação das Normas Operacionais Básicas (NOB), uma série de dispositivos legais que organizaram a implantação do SUS, como Coordenadora Geral de Planejamento, no início da década de 1990.

Junto à Abrasco, Beth foi uma presença marcante nos 5º, 6º e 7º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, realizados entre o final da década de 1990 e início da primeira década dos anos 2000. Nesse período também esteve fortemente envolvida com o Controle Social do SUS, e foi relatora da 11ª Conferência Nacional de Saúde.

Foi uma da fundadoras da Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABrES), tendo participado de diversas diretorias, inclusive da atual, na qual compunha o Conselho Fiscal. Entre outras atividades na ABrES, fez parte de Comissões Científicas de Encontros Nacionais e Congressos, e foi uma das autoras da obra Sistema de Saúde no Brasil: Organização e Financiamento” (2016). Foi também associada do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), integrando o Conselho Diretor.

Beth Barros deixa duas filhas e uma neta. O velório acontecerá nesta segunda-feira, 31, no Cemitério Campo da Esperança, das 13 às 15 horas. Em seguida o corpo seguirá para o Crematório Jardim Metropolitano, em Valparaíso de Goiás.

Comments

comments

Deixe um comentário