Prorrogado edital do Mestrado Profissional em Saúde da Família – PROFSAÚDE


A Coordenação Nacional do PROFSAUDE – Mestrado Profissional em Saúde da Família decidiu pela prorrogação do prazo de inscrições para 25 de novembro.

Serão 19 as instituições associadas que vão oferecer o Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE/MPSF), uma proposta da Abrasco e Fiocruz, demandada e financiada pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação, sendo aprovada sua implantação, em rede nacional, pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em dezembro de 2015. Um importante passo do PROFSAÚDE foi dado hoje, com o lançamento do Edital. Na Coordenação Acadêmica Nacional estão Luiz Augusto Facchini – Abrasco; Maria Cristina Rodrigues Guilam – Fiocruz e Carla Pacheco Teixeira – Fiocruz.

Acesse aqui o primeiro edital do PROFSAÚDE com todos os detalhes do processo seletivo.

Para outras informações, escreva para  profsaude@fiocruz.br

O PROFSAÚDE tem como finalidade atender a necessidade de formação de profissionais de saúde que atuem na Atenção Básica/Saúde da Família. Serão 200 (duzentas) vagas para formar profissionais aptos a atuarem como preceptores para graduação e residência médica em Saúde da Família, com o intuito de contribuir para a melhoria do atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS); fortalecer as atividades educacionais de produção do conhecimento e de gestão na Saúde da Família nas diversas regiões do país; estabelecer uma relação integradora entre o serviço de saúde, os trabalhadores, os estudantes na área de saúde e os usuários. O mestrado será um curso semipresencial, realizado na modalidade de ensino à distância com previsão de 08 (oito) encontros presenciais. As instituições de Ensino Superior que integram a Rede Nacional do PROFSAUDE são denominadas Instituições Associadas, e são responsáveis pela execução do curso.

A inscrição do candidato será realizada através do preenchimento do formulário de inscrição, que deverá ser assinado e posteriormente enviado através de Correios (via SEDEX), para secretaria de cada Instituição Associada, acompanhado da documentação exigida dessa Chamada, pelo candidato ou seu procurador legalmente constituído, dentro do prazo de inscrição. Não será aceita, em qualquer hipótese, a realização de inscrição condicional e nem a entrega ou juntada de documentos durante ou após o prazo previsto para inscrição. O candidato deverá se inscrever apenas para instituição definida como local de inscrição na unidade federada onde reside ou exerce sua atividade profissional. O candidato só poderá submeter sua inscrição para uma das Instituições Associadas. Todas as informações referentes às inscrições poderão ser obtidas no portal das Instituições Associadas.

“O PROFSAÚDE é um marco para a formação em Saúde da Família no Brasil, lembrando que temos 40.000 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) em atividade no país e não temos docentes e preceptores com formação na área em número suficiente para os cursos de graduação, residência, especialização, mestrado e doutorado”, ressaltou o coordenador do PROFSAÚDE, Luiz Facchini. Para ele, o mestrado contribuirá para que a formação dos futuros médicos, enfermeiros, odontólogos e demais profissionais de saúde seja feita por docentes qualificados e titulados na área. Isso potencializará as atividades de ensino, pesquisa e extensão em Saúde da Família, tanto na academia, quanto nos serviços de saúde.

O programa tem o objetivo de formar profissionais que atuam na saúde da família e na atenção básica em todo país, em sintonia com os objetivos do Programa Mais Médicos. O mestrado visa ainda estabelecer uma relação integradora entre o serviço de saúde, os trabalhadores e os usuários, afirmando os valores constitucionais de universalidade, integralidade, equidade, descentralização e participação social, favorecendo a superação de obstáculos estruturais, para consolidação da Estratégia de Saúde da Família como política pública efetiva.

Acesse aqui o primeiro edital do PROFSAÚDE com todos os detalhes do processo seletivo.

Conheça todas as instituições que integram a Rede Nacional do PROFSAUDE são denominadas Instituições Associadas:

1. Universidade Federal Fluminense
2. Universidade Federal do Sul da Bahia
3. Universidade Federal do Piauí
4. Universidade federal do Paraná
5. Universidade Federal do Paraíba
6. 6 – Universidade Federal do Maranhão
7. Universidade Federal de Uberlândia
8. Universidade Federal de Rondônia
9. Universidade Federal de Pelotas
10. Universidade Federal de Juiz de Fora
11. Universidade Estadual Paulista
12. Universidade Estadual do Amazonas
13. Universidade Estadual de Montes Claros
14. Universidade do Estado do Rio de Janeiro
15. Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre
16. Universidade Federal de São Paulo
17. Universidade de São Paulo
18. FIOCRUZ (Mato Grosso Sul, Manaus, Ceará, Rio de Janeiro, Pernambuco e Brasília)
19. Escola Superior de Ciência da Saúde/ DF

(Publicado primeiramente em 09 de setembro de 2016)

Comments

comments

32 comentários sobre “Prorrogado edital do Mestrado Profissional em Saúde da Família – PROFSAÚDE

    1. Um grande avanço, no entanto os demais profissionais da equipe que atuam como preceptores não foram contemplados.Concordo com a colega o fortalecimento da Atenção Básica deve se dá de forma que as oportunidades sejam para todos da equipe multiprofissional!

    2. Creio que o mestrado sendo multiprofissional alcançaria a real meta das equipes PSFs e NASF, capacitando profissionais das mais diversas áreas de atuação para o foco principla prevenção e fortalecimento de vinculos com a comunidade interna e externa.

  1. Como fortalecer a Atenção Básica, se pretendem qualificar apenas uma categoria profissional? A figura central não é a medicina, ela é um dos pilares juntamente com as outras categorias.
    Espero que reflitam sobre esta discordância com tantos profissionais que anseiam por uma qualificação.

  2. Somente a classe de medicos para um mestrado tão interessante e necessario para fortalecer a estrategia de Trabalho em saude de familia…. Sou assistente Social, trabalho na zona rural em parceria com equipes PSFs e NASF…Uma lastima não poder acessar essa oportunidade. Que a ABRASCO nos conceda um mestrado desse nivel com foco na multiprofissionalidade.

  3. Lamentável desconsiderar todo o acúmulo das demais áreas da saúde, que tanto tem a contribuir com esse amplo campo de atuação. concordo e faço coro aos colegas que como eu, estão indignados pela oferta para a classe médica! um absurdo…no discurso, é importante a atuação conjunta…na prática, valoriza-se apenas o saber ultrapassado medico-centrado! Lástima!

    1. Muito bem!
      Então o senhor (a) vai fazer “saúde” sem o médico…
      Deixem os médicos se formarem para SALVAR as suas vidas e as dos seus parente!!
      Pelo amor de Deus!!
      Vcs. terão sua vez… Logo, logo.. De fato tem montes de mestrados e especializações multidisciplinares… É esta que estava faltando.. Uma que VALORIZARA O MÉDICO.
      Que não é o centro, mas é o chefe da equipe. Valeu galera.

  4. Não consigo acessar o edital. Mas pelo que pude ver nas mensagens deixadas aqui, este mestrado é somente para médicos. Triste não poder contemplar os outros profissionais de saúde. Sou farmacêutica e trabalho na atenção básica. Gostaria muito de poder fazer.

  5. Parabéns pela iniciativa. Contudo, o curso deveria ser multiprofissional, nas palavras de apresentação dizem: “o mestrado contribuirá para que a formação dos futuros médicos, enfermeiros, odontólogos e demais profissionais de saúde seja feita por docentes qualificados e titulados na área.”, em qual parte do edital se contempla os demais profissionais da ESF.
    Deste modo não se fortalece a Atenção Básica, e sim divide, pois não trata os profissionais por igual, privilegiando apenas uma categoria.

  6. Parabéns pela iniciativa. Contudo, o curso deveria ser multiprofissional, do modo que se apresenta não se fortalece a Atenção Básica, e sim divide, pois não trata os profissionais por igual, privilegiando apenas uma categoria.

  7. Uma pena mesmo. Estou indignado! Venho esperando ansiosamente a abertura do edital para a equipe multiprofissional. De repente esta “cacetada”. Somente para médicos.

    Mais um capítulo de uma triste história. Querem acabar com as Residências Multiprofissionais. E não querem fortalecer a qualificação das demais categorias.

    1. Como assim? Se vc. é enfermeiro, tem muitos mestrados para ENFERMAGEM, se vc. é Psicólogo tem outro monte… Vamos lá! para de chorar! E procura!!! Tem coisas que são só para médicos e o povo não quer entender! O médico é quem deve preescrever, porque se formou para isso, são 6 anos mais residencia… Não dá para entender por quê todos querem fazer como se fossem médicos sem sê-lo!!!
      Tem outros para equipe “multiprofissional” aqui na minha cidade… Tem sim!! Ai é onde o médico não participa! Sabia disso!
      As formações são diferentes, as funções são diferentes… Agora, na hora de trabalhar vamos juntos, mas cada um no seu! Assim mesmo!!

  8. Este MESTRADO É para médicos porque tem coisas que só para a formação muito específica do médico… Haverá assim também outros mestrados MUITO especificos para outras profissões … Não pode se diluir o conhecimento e botar todos no mesmo saco…
    Compreendam que os médicos precisamos desenvolver habilidades próprias da medicina, e depois as levaremos para o trabalho na equipe, embora primeiro cada quem deve se formar o melhor na sua própria área, e não saber todos um pouco de nada… E terreno de ninguém!!
    PARABÉNS pelo mestrado!! Bem-vindos doutores!

  9. Sou médico de Família a 12 anos e atualmente estou fazendo Residencia Médica em saúde da Família, já fui preceptor do PET Saúde da Família em Manaus e tenho muito interesse em um Mestrado nesta área. Já fiz 4 pós graduações e agora me falta o mestrado. Como Residente, eu poderia me inscrever para este mestrado?

  10. Olá, gostaria de saber como irão prorrogar as inscrições para até 25/11 se no edital ainda se mantém a realização da segunda etapa até esta data. Não faz sentido!Existe alguma retificação do calendário em algum lugar?

  11. Quero frazer a inscrição, no entanto não consegui localizar a ficha para realizá-la.
    Gostaria de receber por E-MAIL. Pois trata-se de algo muito importante para a população.