Nosso adeus a José Eluf Neto

Foto: FMUSP

A Abrasco – Associação Brasileira de Saúde Coletiva – no conjunto da sua diretoria e associados, vem a público prestar sua homenagem e condolências ao professor José Eluf Neto, que faleceu neste 14 de janeiro de 2023, em decorrência do agravamento de um quadro de câncer no pulmão e complicações.

José Eluf Neto fez a graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo (FMUSP) em 1974, seguindo sua formação em residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas (1977) e, na sequência, no mestrado em em Medicina Preventiva (1985) pela mesma Faculdade. Doutorou-se em Epidemiologia pela London School of Hygiene and Tropical Medicine – University of London (em 1993.

Ingressou no corpo docente da FMUSP, alcançando o nível de professor titular da instituição. Sua atuação acadêmica foi marcada pelos em estudos epidemiológicos de neoplasias, tema no qual foi responsável pela formação de um grande número de pesquisadores.

O Departamento de Medicina Preventiva da FMSUP emitiu nota na qual destaca “sua presença sempre ruidosa, um vozeirão, falando alto pelos corredores de onde quer que fosse, sempre muito atuante. […] Uma figura apaixonada pelo que fazia, sempre com sentimentos à flor da pele…”.

+ Confira a nota do DMP/FMna íntegra

Gulnar Azevedo e Silva, presidente da Abrasco 2018 – 2021 e docente titular do Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro (IMS/Uerj), foi uma das alunas orientandas de Eluf no doutorado.

“Suas aulas para os estudantes de graduação e pós-graduação eram concorridas e muito apreciadas. Sua forma direta e espontânea de ensinar era única. Teve uma importante produção cientifica reconhecida nacional e internacionalmente, investigando as questões relativas ao câncer e outras doenças com base em dados gerados no país. Conseguiu dividir o seu conhecimento com muitos que, como eu, tiveram a sorte de tê-lo como orientador. Atuou de forma muito ativa na Comissão de Epidemiologia da ABRASCO e sua visão sempre atenta e crítica foi fundamental para a consolidação do ensino e da pesquisa epidemiológica no Brasil. Vai fazer muita falta. Todos os seus ensinamentos e sua personalidade sincera e afetuosa permanecerão vivos sempre entre nós!”.

Compartilhamos o sentimento de perda e saudade com seus familiares de amigos. O espaço segue aberto para novas contribuições e depoimentos.

O velório e cerimônia de despedida serão realizados no Cemitério e Crematório da Vila Alpina no dia 15 de janeiro de 2023 – a partir das 10h e 14h30, respectivamente.

Cemitério e Crematório da Vila Alpina
Av. Francisco Falconi, 437 Jardim Avelino – São Paulo – SP

Comments

comments

Deixe um comentário