Jarbas Barbosa eleito diretor da Organização Pan-Americana da Saúde

Em votação realizada hoje, 28 de setembro de 2022, durante sessão da 30ª Conferência Sanitária Pan-Americana, os Estados membros da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) elegeram o abrasquiano Jarbas Barbosa da Silva Júnior o novo diretor. O mandato de 5 anos terá início em 1º de fevereiro de 2023. Confira a notícia oficial.

Jarbas Barbosa é médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco e especialista em Saúde Pública e Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz. É também mestre em Ciências Médicas e doutor em Saúde Pública pela Universidade de Campinas. Foi secretário municipal de Saúde de Olinda, no estado de Pernambuco; secretário estadual de Saúde de Pernambuco; diretor do Centro Nacional de Epidemiologia (CENEPI); gerente da OPAS na área de Vigilância em Saúde, Prevenção e Controle de Doenças; secretário de Vigilância em Saúde e de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos, ambos no Ministério da Saúde; e diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Desde 2019, é diretor assistente da OPAS.

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) manifesta sua alegria pela eleição de Jarbas, conhecendo a sua competência técnica e o seu compromisso com o direito universal à saúde. Deseja sucesso nessa nova missão, altamente complexa, e se coloca à disposição para colaborar no que for pertinente.

Rio de Janeiro, 28 de setembro de 2022

Rosana Onocko-Campos
Presidente da ABRASCO

Comments

comments

Deixe um comentário