GT de Promoção da Saúde se reúne durante o 11º Abrascão para avaliação do grupo


Ainda durante o 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, em Goiânia, o coordenador do Grupo Temático Promoção da Saúde, Marco Akerman, disponibilizou um relatório com a prestação de contas do mais recente triênio e renovou sua agenda estratégia durante o congresso. Dentre as decisões para tomadas pelo grupo, está a renovação da Agenda Estratégica, agora composta pelos seguintes eixos de ação:

1. Agenda Internacional
2. Mobilização Regional
3. InterGTs
4, Gestão e Produção de Conhecimento
5. Reorientação da Atenção
6. Formação e Educação Permanente
7. Marco Conceitual

Forma tomadas ainda as seguintes decisões: Cada membro do GT se conecta ao eixo de sua preferência isto, entretanto, não significa exclusividade de sua ação no GT, apenas priorização de seu compromisso, podendo apoiar qualquer outro de sua preferência. Instituir uma ficha padrão aos interessados no GT (documento estará disponível na página do GT dentro do site da Abrasco) e, por fim, manter a coordenação pelo professor Marco Akerman até a 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde, em maio de 2016, quando o GT se reunirá novamente para a indicação de uma nova coordenação.

Confira a prestação de contas disponibilizada pelo GT:

No Abrascão de 2012, Porto Alegre, realizamos a Oficina de Trabalho “10 anos de vida! E agora José, a festa acabou ou só ta começando?”. A principal recomendação desta Oficina foi que a “festa ainda não acabou, mas a música precisa ser trocada!”.

Neste sentido, foi realizada em 13 de maio de 2013, uma oficina do GT para “mudar a música” e as seguintes mudanças foram introduzidas: (a) troca do nome do GT de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável para “Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável”; (b) anuncio da potencialidade do GT, ao longo do tempo, para se transformar em um GT Pró-Rede de Promoção da Saúde para além dos limites da Abrasco; (c) atualização da agenda estratégica do GT e casamento desta agenda com a sua estrutura de operação com a criação de um “Colegiado Coordenador” formado por nove agendas de atividades: agenda nacional, agenda internacional, pesquisas e publicações, novos atores, formação e educação permanente, inter-GTs, marco conceitual, comunicação e sustentabilidade financeira.

Agenda:

Elaboração do “Position Paper” brasileiro para a Reunião Regional das Américas, organizado em Brasília pela OPAS e pelo Ministério da Saúde, em 25 de fevereiro de 2013, como preparatório para a 8ª Conferência Global de Promoção da Saúde realizado em Helsinque, Finlândia para impulsionar a temática da “Saúde em todas as Políticas”.

Realização de projeto com o MS/OPAS gerenciado pela ABRASCO para a “Revisão da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS)”; abril 2013 a maio 2014; valor total de projeto: R$ 260.000,00 (Link da Portaria da PNPS revisada fruto deste Projeto)

Publicação de Número Temático da Revista Ciência e Saúde Coletiva, volume 19 número 11 de 2014, “Intersetorialidade e a Política Nacional de Promoção da Saúde” mostrando a metodologia da Revisão da PNPS e outros artigos frutos deste processo.

Produção de material síntese do Seminário Nacional de Promoção da Saúde – 14 a 15 de maio de 2014 – quando foi apresentada a PNPS revisada (Relatório do Seminário)

Realização de Mesa com gestores federais para debater a intersetorialidade das políticas públicas (Link com a reprodução dos debates e conclusões da Mesa Intersetorial)

Trabalho Inter-GTs sobre Intersetorialidade e produção de “Notas Técnicas sobre o que alguns GT da Abrasco vêm realizando” (Revista Ciencia e Saúde Coletiva, 19(11): 2014) . Participaram desta iniciativa os GTs de Alimentação e Nutrição, Saúde do Trabalhador, Vigilância Sanitária e Saúde e Ambiente (Ver no link o Anexo da Mesa Intersetorial)

Preservação do espaço de representação do GT no Comitê Gestor da PNPS.

Participação ativa na candidatura e organização ad 22ª Conferencia Mundial de Promoção da Saúde, evento co-promovido pela ABRASCO, UIPES e Prefeitura de Curitiba (Link do site da 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde)

Participação na Comissão Científica do 11º Abrascão na proposição de “Corredor Temático” de Promoção da Saúde composto por Oficinas, Cursos, Mesas e Eixo de DSS para submissão de trabalhos. Programação:

27 DE JULHO
Oficina Abrasco na Implementação da PNPS.
Proponente: GT Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável
Coordenador: Marco Akerman – FSP/USP (SP)

Oficina Como Tornar Viva a Nova PNPS nas Diferentes Regiões do Brasil? Diversidades, Iniquidades e Singularidades. Proponente: GTPromoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável
Coordenadora: Regiane Rezende – OPAS/Brasil (DF)

28 DE JULHO
Oficina Como Tornar Viva a Nova PNPS nas Diferentes Regiões do Brasil? Diversidades, Iniquidades e Singularidades. (continuação) Proponente: GT Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável
Coordenadora: Regiane Rezende – OPAS/Brasil (DF)

Curso C9 – Construção de Planos Locais para Territórios/Ambientes Saudáveis.
Proponente: GT Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável
Coordenadora: Ronice Franco de Sá – NUSP/UFPE (PE)
Expositor: Maria do Socorro Machado Freire – NUSP/UFPE (PE)
Expositor: Rosane Paula de Senna Salles – NUSP/UFPE (PE)

29 DE JULHO
Mesa Redonda M47 – Desocultando a Determinação Social no Enfrentamento das Violências: Equidade e Cultura da Paz. Proponente: GTPromoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável
Coordenadora: Dais Gonçalves Rocha – UnB (DF)
Expositor: Maria Cecília Minayo – Claves/Fiocruz (RJ)
Expositor: Marta Silva – SVS/MS (DF)
Expositor: Maria José Gomes – NUSP/UFPE (PE)

30 DE JULHO
Mesa Redonda M46 – Como Tornar Viva uma Política? PNPS o Processo Continua!
Proponente: GT Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável
Coordenador: Carmen Fontes de Souza Teixeira – UFBA (BA)
Expositor: Marco Akerman – FSP/USP (SP)
Expositor: Sonia Brito – Ministério da Saúde (Brasil)
Expositor: Fernando Passos Cupertino de Barro – CONASS (GO)

31 DE JULHO
Mesa Redonda M48 – Práticas Integrativas e os Processos de Aprendizagem.
Proponente: GT Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável
Coordenadora: Ronice Franco de Sá – NUSP/UFPE (PE)
Expositor: Joan Roura – Fundação David Lynch (Brasil)
Expositor: Farah Shroff – University of British Columbia (Canada)

Comments

comments