Fórum de Pós-graduação da Abrasco será no Rio de Janeiro

Os constrates sociais do Rio de Janeiro em imagem de C. Novaes

A primeira reunião ordinária do Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Abrasco, em 2019, será no Rio de Janeiro, em 22 e 23 de maio. A Comissão Local ainda vai definir o local do evento mas já está definido que a reunião acontecerá em três turnos completos (22/05: manhã e tarde; 23/05: manhã).

Este primeiro Fórum do ano será voltado para a preparação dos programas para o Seminário de Meio Termo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  – CAPES, previsto para acontecer entre 05 a 30 de agosto. As mudanças dos critérios da CAPES para a avaliação do quadriênio 2017-2020 serão exploradas, principalmente no que diz respeito às Fichas de Avaliação, autoavaliação e impacto dos PPG da área na sociedade.

Para Mônica Angelim Gomes de Lima, uma das coordenadoras do Fórum (juntamente com Sérgio Viana Peixoto e Ricardo Mattos), o evento tem sido um espaço de discussão e formulação de posicionamentos da área de Saúde Coletiva para a qualificação dos programas de pós-graduação – PPG nos seus diferentes formatos (acadêmico e profissional): “A recepção dos novos programas é um momento valorizado, como oportunidade de aproximação e troca de experiência entre PPG”, avalia Mônica.

O formato em três turnos incluirá mesas redondas e a plenária final. A Comissão Local é coordenada pela pesquisadora Edinilsa Ramos, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Escola Nacional de Sáude Pública da Fundação Oswaldo Cruz. e envolve também representantes de programas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense e Universidade Estácio de Sá. Em breve será divulgado o programa detalhado do evento.

Comments

comments

Deixe uma resposta