A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou, no dia 29 de outubro, a aprovação do Mestrado Profissional em Saúde da Família em Rede Nacional (ProfSaúde), proposto pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em parceria com a Fiocruz, a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) e a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), contando com o apoio dos ministérios da Saúde e da Educação.
“A aprovação do ProfSaúde é um marco para a formação em Saúde da Família no Brasil, lembrando que temos 40.000 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) em atividade no país e não temos docentes e preceptores com formação na área em número suficiente para os cursos de graduação, residência, especialização, mestrado e doutorado”, ressaltou o coordenador do ProfSaúde, Luiz Facchini.
Para ele, o mestrado contribuirá para que a formação dos futuros médicos, enfermeiros, odontólogos e demais profissionais de saúde seja feita por docentes qualificados e titulados na área. Isso potencializará as atividades de ensino, pesquisa e extensão em Saúde da Família, tanto na academia, quanto nos serviços de saúde.
“O ProfSaúde é um desafio que deve conjugar as necessidades de formação impostas por um país da dimensão do Brasil e ao mesmo tempo atender aos critérios determinados pela Capes para a pós-graduação stricto sensu. É uma construção coletiva, para a qual contribuem diversas instituições de ensino, com o objetivo de oferecer formação de alta qualidade a profissionais da rede básica”, enfatizou a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação, Nísia Trindade Lima.
O programa tem o objetivo de formar profissionais que atuam na saúde da família e na atenção básica em todo país, em sintonia com os objetivos do Programa Mais Médicos. O mestrado visa ainda estabelecer uma relação integradora entre o serviço de saúde, os trabalhadores e os usuários, afirmando os valores constitucionais de universalidade, integralidade, equidade, descentralização e participação social, favorecendo a superação de obstáculos estruturais, para consolidação da Estratégia de Saúde da Família como política pública efetiva.
O curso será oferecido como continuidade da formação do Programa Mais Médicos. A primeira turma terá 200 vagas e contará com a participação de instituições de ensino e pesquisa. O mestrado, a princípio, é direcionado para os preceptores que ainda carecem de formação e para os médicos brasileiros. O lançamento do primeiro edital do ProfSaúde está previsto para o 1º semestre de 2016 e nele serão estabelecidos os detalhes do processo seletivo.
Tenho interesse
tenho interessem em fazer.
Como será o processo de inscrições ?
Cláudia, boa noite. vc teve resposta em relação ao processo de inscrição??
Olá, tenho interesse em fazer mestrado nessa área. Sou enfermeira e tenho Pós em Saúde da Família. Trabalho no CAPS ( centro de atenção psicossocial) enfermeira em saúde mental. Amo trabalhar nessa área , tenho um imenso carinho pelos usuários onde atuo. Espero conseguir essa vaga, para então investir mais em meu conhecimento. Um abraço! Att, Vanderléa.
estimados y apreciados amigos:
les felicito por el maestrado y quiero saber si existira un maestrado on line ya que me encuentro en chile y me gustaria alcanzar sus estudios .
gracias amigos
Olá quero muito fazer esse mestrado é meu campo de pesquisa,a atenção básica efetiva é a solução para os problemas de saúde da população.
Acho um primeiro passo, mas vai de encontro a propria diretriz do SUS de atuação multi/interprofissional para dar conta das complexas demandas do cenario Brasileiro.
Tenho interesse,sou graduanda em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília.
Parabenizo a ABRASCO por tão relevante iniciativa,gostaria muito de participar,porém aonde acontecerá esse mestrado em todo o brasil.
Olá! Tenho muito interesse em fazer mestrado nessa área!
Gostaria de me inscrever.
Gostaria de participar fiz residencia em Saúde da Família pela UFRR. Aguardo informação.
Tenho interesse! Sou dentista, especialista em endodontia e trabalho numa UBS. Como me inscrevo? Gostaria de mais informações! Grata!
Trabalho na secretaria de saúde de Minas Gerais na atenção primária do regional de Belo Horizonte,sou enfermeira e atuo no Programa de Hanseníase e atualmente com interesse em práticas integrativas e complementares .
Não tive oportunidade em fazer mestrado ,mas sempre trabalhei no Sus com saúde pública.
Quem trabalha como enfermeiro do PSF com carga horária de 40 hs. semanais á possibilidade de realizar este mestrado? É um desejo esperado de muitos enfermeiros que atuam no PSF, além de buscar mais conhecimento, beneficiará a comunidade assistida.
Bom dia tenho interesse em fazer esse Mestrado como faço para me inscrever.
Olá, sou dentista do ESF e coordenadora de Saúde bucal; Gostaria de me aperfeiçoar e tenho interesse neste mestrado.Aguardo retorno.
obrigada
Gostaria de mais informações a respeito do Mestrado. Tem edital previsto? Será aberto para dentistas PSF ?
Sou enfermeira e gostaria de ser informada quando abrir as inscrições, para poder efetivar a minha vaga, e espero que disponham vagas para enfermeiro que geralmente só disponibilizam para médicos.
Me interessa e muito este mestrado. Quando sai as inscrições e como ficar sabendo??
ABRASUS!!
Olá sou enfermeira e atuo no ESF de Porto Seguro BA e estou muito interessada em fazer o mestrado… Gostaria de receber informações sobre a inscrição… Aguardo anciosa por mais notícias… Desde já agradeço!
Tenho interesse.Há alguma lista de espera?
Trabalho na ESF e gostaria de receber mais informações sobre a inscrição. Grata. Katia
Oi vc teve retorno
Tenho muito interesse em fazer este curso de Mestrado.
Tenho interesse, como saber a respeito?!
Tenho interesse em fazer este Mestrado, pois sou da equipe saúde da família – ESF, DE São Luis – MA.
Olá sou cirurgiã dentista, atuo na área de Psf a 7 anos , possuo pôs em Psf e saúde coletiva e tenho interesse no mestrado , por favor me enviem informações se dentista poderá ingressar nas vagas grata