Nosso adeus a Sebastião Loureiro

Sebastião Loureiro na celebração de 40 anos da Abrasco, em 2019, durante o 8º Congresso de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, em João Pessoa – Foto: Abrasco

Com imensa tristeza a Abrasco anuncia o falecimento de Sebastião Loureiro, professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) e presidente da Associação entre os anos de 1985 e 1987. Sebastião deixa um legado do tamanho da sua estatura científica e humana: contribuiu para a formação de centenas de pesquisadores e sanitaristas; estabeleceu as bases das primeiras pesquisas brasileiras em economia, desenvolvimento e saúde, e deixa uma história de afeto numa trajetória de vida ao lado da esposa, Tania Godinho, e dos filhos Claudio, Daniel e Clarisse.

Nascido em 1938, Sebastião Antônio Loureiro de Souza e Silva vivenciou importantes transformações do mundo acadêmico ao longo de seis décadas dedicadas à saúde, à pesquisa e ao ensino. Formado em Medicina pela UFBA (1964), ainda cedo decidiu pela vida acadêmica e seguiu sua formação na University of London, onde realizou o curso de mestrado em Saúde Pública Tropical. Ao retornar, iniciou suas atividades docentes no curso de Medicina da universidade. Passados 10 anos, realizou seu doutorado em Epidemiologia na University of Texas. Foi um dos pioneiros na formação do campo da Saúde Coletiva, liderando os docentes da Faculdade de Medicina que fundaram o Instituto de Saúde Coletiva, em 1978.

Foi o quarto presidente da Abrasco, num momento crucial, quando a Associação desempenhou papel central durante os debates da 8ª Conferência Nacional de Saúde, em março de 1986, e que veio a resultar no capítulo da seguridade social da Constituição Federal, de 1988. “A Abrasco é muito mais inclusiva que qualquer outra associação, talvez pela sua interdisciplinaridade. É mais aberta para absorção de projetos e de ações que fortaleçam a sua bandeira de luta que é a Saúde Coletiva”, disse em uma das entrevistas que concedeu à Comunicação Abrasco.

Numa profícua carreira que juntou ensino e gestão, ciência e política, Loureiro foi coordenador do Programa de Economia Tecnologia e Inovação em Saúde – PECS/UFBA, vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde, consultor da Organização Mundial de Saúde (OMS), além der ter exercido a coordenação de diversos programas na Secretaria de Estado de Saúde da Bahia (SEBAB). Além da Abrasco, presidiu também a Associação Latino-Americana de Medicina Social e Saúde Coletiva (Alames); e a Associação Internacional de Política de Saúde (IAHP).

Sempre defendeu um posicionamento soberano e autônomo do Brasil para um melhor desenvolvimento do setor produtivo da saúde, como mostra o registro de uma fala sua nos seminários preparatórios do 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, em 2012. O reconhecimento de sua excelência acadêmica o consagrou como professor emérito da UFBA, em 2005, e o conduziu à Academia de Medicina da Bahia, em 2016.

Em 2014, na cerimônia de 35 anos da Abrasco, ao apontar os desafios a serem enfrentados pela entidade, Sebastião destacou que a Abrasco é vista como uma instituição eficiente porque faz o que se propõe. “É um grande ator político na área da saúde. Logo, os desafios estão nas escolhas: da forma de organização, dos objetivos estratégicos e das alianças institucionais e políticas”, indicando com clareza pautas estratégicas que acreditava serem prioritárias: a complexidade crescente dos sistemas de saúde, questões relacionadas à desigualdade e à discriminação, a violência, a crise ambiental, o viver urbano, o mercado da doença e seus desdobramentos na ética e na promoção do consumo médico.

Sebastião esteve presente também na celebração de 40 anos da Associação, realizada em 2019, em João Pessoa, no primeiro dia do 8º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde – veja o vídeo histórico, com o depoimento de Sebastião. Recentemente foi homenageado pelo ISC/UFBA, que batizou com seu nome o “Repositório de dados seguros Prof. Sebastião Loureiro”. Confira as homenagens a Sebastião Loureiro.

O ISC/UFBA fará uma sessão especial em homenagem a Sebastião Loureiro, com transmissão pelo YouTube, nesta 6ª feira, 20, às 10 horas.

Comments

comments

Deixe uma resposta