Abrasco na 74ª Reunião Anual da SBPC

No marco dos 200 anos do histórico Grito do Ipiranga, qual é o papel da ciência na construção da independência e da soberania nacional? Esse é o convite ao pensamento e à ação que a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC – traz para a sua 74ª Reunião Anual, que acontece neste mês de julho. Afiliada instituicional à Sociedade, a Abrasco abraçou o chamamento e estará presente em diversas atividades da Reunião, trazendo o olhar da Saúde Coletiva para pensar e construir saídas e soluções para um Brasil efetivamente independente e soberano.

As Reuniões Anuais da SBPC são realizadas desde 1949 ininterruptamente, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, e tem como objetivos debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.

Para Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, a grandeza da Reunião Anual é a forte participação de seus sócios, tanto individuais como instituicionais. Estes úlltimos compõem uma rede de 170 sociedades científicas nacionais afiliadas, o que faz da SBPC uma grande representação política das e dos cientistas brasileiros. “O fato de as sociedades apresentarem atividades durante a Reunião Anual é extremamente importante. Esse é o momento no qual a ciência é vitrine para o país e diz de maneira focada sobre a importância do conhecimento para o desenvolvimento econômico e social”.

O presidente da SBPC ressalta os fortes pontos de encontro entre a SBPC e a Abrasco, que se expressam na programação trazida pela Associação, com temas sobre o enfrentamento às desigualdades, os desafios da proteção social e a formação social das pandemias na história.

“Sendo a Abrasco de certa forma uma ciência mista, com um braço nas ciências da saúde e outro nas ciências humanas, a nossa parceria é muito forte. O fato de a Abrasco ser uma sociedade plural é extremamente importante para desenvolvimento do país. Reduzir a mortalidade, sobretudo a infantil, aumentar a expectativa de vida, e ampliar os horizontes dos jovens pela inclusão social são campos no quais a Abrasco se move, entre outros”, ressalta Janine.

Para Rosana Onocko-Campos, presidente da Abrasco, tais pontos de encontro também são fortes no compromisso das entidades com a compreensão sobre o papel do conhecimento produzido no país. “A SBPC, como uma das entidades históricas e pioneiras na defesa da ciência brasileira, tem destacado muito a questão da ciência como elemento central para a soberania brasileira. Na elaboração desta 74ª RA, sob direção do professor Renato Janine Ribeiro, essa temática veio ainda com mais força, algo absolutamente necessário nesse cenário de cortes de recursos como jamais visto. A Abrasco fica muito feliz em compor a Comissão Organizadora desta Reunião Anual e somar à SBPC, demais entidades e quadros científicos para pensar em formas de reverter essa triste trajetória e de criar novos horizontes”.

Rosana estará presente em dois momentos da programação: no depoimento gravado pelas presidências das associações e sociedades afiliadas, no qual cada área do conhecimento fará a leitura de sua contribuição científica durante e para esses 200 da história da ciência e do país, a ser apresentado na sessão solene de abertura, e no webminicurso Enfrentamento das desigualdades e interseccionalidades: Contribuições da Saúde Coletiva para repensar o Brasil, junto com as abrasquianas Tatiana Engel Gerhardt (UFRGS) e Diana Anunciação Santos (UFRB).

A programação científica terá eventos presenciais, na Universidade de Brasília (UnB), e virtuais, com transmissão pelos canais das entidades no YouTube. Dentre os presenciais, Gulnar Azevedo e Silva, presidente da Abrasco 2018 – 2021 e agraciada com o Prêmio Carolina Bori 2022 (Biológicas), fará a conferência Em Defesa do Direito Universal à Saúde no Brasil, além de participar de outras duas mesas.

Participarão também da 74ª RA os abrasquianos Maurício Barreto, Rômulo Paes, Reinaldo Guimarães, Deisy Ventura, Ligia Bahia, Naomar de Almeida Filho, Pedro Curi Hallal, entre outros.

74ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC

Data: 24 a 30 de julho de 2022
Local: Universidade de Brasília, UnB – e atividades virtuais
Realização: SBPC e UnB
Informações: https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/

Confira abaixo a programação proposta e produzida pela Abrasco:

Web Minicursos

WMC-05 ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES E INTERSECCIONALIDADES: CONTRIBUIÇÕES DA SAÚDE
COLETIVA PARA REPENSAR O BRASIL

Ministrantes: Rosana Onocko-Campos (UNICAMP e presidente da Abrasco), Tatiana Engel Gerhardt (UFRGS e Conselho Deliberativo da Abrasco) e Diana Anunciação Santos (UFRB e vice-presidente da Abrasco )
Conteúdo: 3 aulas gravadas (assíncronas) e uma aula virtual ao vivo (síncrona) com as 3 docentes em 12/08

Para frequentar os webminicursos não é obrigatório estar inscrito na 74ª RA – Inscrições até 21/07
Veja a programação, procure o código WMC-05, leia a ementa e faça sua matrícula!

Depoimentos 200 Anos de Ciência no Brasil

DUZENTOS ANOS DE CIÊNCIA E DE SAÚDE NO BRASIL
Depoimento de Rosana Onocko Campos (UNICAMP e presidente da Abrasco)
Sessão Solene de Abertura – 24/7 – às 18h
Depois, disponível na TV Abrasco

Programação Científica

Conferência: POBREZA, DESIGUALDADES, PROTEÇÃO SOCIAL E SAÚDE NO BRASIL
Terça-feira, 26/7 – das 9h às 10h30
Modalidade: VirtualTV Abrasco
Conferencista: Maurício Lima Barreto (Fiocruz/BA e presidente de honra do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva)
Apresentador: Rômulo Paes de Sousa (CPRR/Fiocruz/MG e vice-presidente da Abrasco )

Conferência: EM DEFESA DO DIREITO UNIVERSAL À SAÚDE NO BRASIL
Quarta-feira, 27/7 – das 9h00 às 10h30
Modalidade: Presencial
Conferencista: Gulnar Azevedo e Silva (IMS/UERJ, Agraciada com o Prêmio Carolina Bori 2022 (Biológicas), presidente da Abrasco 2018 – 2021)
Apresentadora: Helena B. Nader (Presidente da ABC)

Conferência: AS CIÊNCIAS NAS PANDEMIAS: DA GRIPE ESPANHOLA à COVID-19
Quarta-feira, 27/7 – das 14h às 16h
Modalidade: Virtual TV Abrasco
Coordenador: Reinaldo Guimarães (UFRJ e vice-presidente da Abrasco)
Palestrantes: Anny Jackeline Torres Silveira (UFOP), Carlos Médicis Morel (FIOCRUZ) e Tatiana Marins Roque (UFRJ)

Confira na íntegra a Programação Científica

Comments

comments

Deixe um comentário