42 anos da Abrasco! Você faz parte desta história

1ª Diretoria  eleita da Abrasco – 1981 a 1983 | Foto: Cid Faião / Acervo Radis

“Eu gosto de pensar na metáfora que a Abrasco hoje se parece com uma jovem mulher de 42 anos, cheia de vida, cheia de ideias, cheia de coisas para fazer. Nos últimos anos, tem mostrado uma vitalidade, uma capacidade de resistência e de invenção que muito nos orgulha, a todos nós, abrasquianos,”, afirma Rosana Onocko Campos, presidente da Associação, neste 27 de setembro, quando a Abrasco completa mais um ano de existência.

Neste aniversário da organização, Rosana faz uma  breve reflexão sobre o papel que a Abrasco tem desempenhado, política e cientificamente, para orientar a sociedade e defender que, sem democracia, não há saúde. Assista à mensagem completa da presidente da Abrasco:

Quem constrói a Abrasco hoje? 

Como parte das atividades comemorativas, a Associação realizou uma pesquisa para entender quem são as pessoas que participam diretamente da Abrasco em 2021. Participaram da pesquisa 1400 associados, entre os dias 13 e 24 de setembro.

Os dados demonstram que 67,3% de pessoas associadas são mulheres cis, 0,1% mulheres trans , 27,5% são homens cis e 0,2% homens trans, 1,1% % são pessoas não binárias e 4,1% preferem não determinar identidade de gênero. A maior parte dos associados à Abrasco são pessoas brancas (68,1%), enquanto 21% se autodeclaram pardas, 7,4% pretas, 1,6% amarelas, 0,7% indígenas e 1,1% não sabem como se identificar.

Em relação às áreas disciplinares da Saúde Coletiva, 54,2%pessoas demonstraram interesse por Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 53,8% por Epidemiologia e 60,2% por Política, Planejamento e Gestão da Saúde. Neste caso, as pessoas puderam escolher mais de uma opção.

Próximos encontros 

Apesar da distância, estamos juntos! Desde abril de 2020, a comunidade da Saúde Coletiva se reúne na Ágora Abrasco, que acontece regularmente no nosso canal no Youtube. Amanhã (28/7), terá um debate essencial, o colóquio “Desafios atuais na campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil?”.

Exposições deEthel Maciel (UFES), Guilherme Werneck (UERJ e UFRJ) e Lígia Kerr (UFC).

Coordenação: Anaclaudia Fassa (UFPel).

Debatedores: Ana Brito (Fiocruz/PE), Antonio  Boing (UFSC), Bernadete Perez (UFPE), Claudio Maierovitch (Fiocruz Brasília), Gulnar Azevedo e Silva (UERJ), Reinaldo Guimarães (NUBEA/UFRJ) e José Cassio Moraes(FCM/SCSP).

Falando em encontro, nosso próximo evento é o 11º Congresso Brasileiro de Epidemiologia, o EPI2021, que acontecerá nos dias 18 e 19  (pré-congresso) e de 22 a 26 de novembro  (Congresso), virtualmente.

Estudantes, pesquisadores, gestores e trabalhadores da saúde são convidados a refletir sobre Epidemiologia, Democracia & Saúde: Conhecimentos e Ações para equidade. Inscreva-se: www.epi.org.br 

1º Congresso Brasileiro de Epidemiologia , em 1990 | Foto: Arquivo Abrasco

Promoção de Aniversário na Abrasco Livros

A Abrasco Livros participa da comemoração oferecendo descontos especiais! Todas as novidades e obras de referência da Abrasco e das editoras Contexto, Fiocruz, Hucitec, Manole e Vozes fazem parte da promoção, válida de 24/09 a 30/09.

Associados e Associadas têm 35% de descontos, e não associados 20%. Não perca tempo, acesse o catálogo da nossa livraria: www.abrascolivros.com.br 

#AbrascoTemHistória

Lembramos de Sebastião Loureiro, presidente da Abrasco de 1985 – 1987, falecido em 2021. Na foto, ele recebe uma homenagem, durante a celebração de 40 anos da entidade, em 2019 | Foto: Arquivo Abrasco

A Abrasco foi fundada em 1979, como um movimento de pesquisadores e profissionais da saúde que, em meio à ditadura militar, construíram ideias de saúde como direito de todos e dever do Estado, culminando, anos mais tarde, na fundação do Sistema Único de Saúde. Hoje, em meio à maior crise sanitária da história, a entidade permanece viva e atuante, em luta pela vida das brasileiras e brasileiros. 

Quer saber mais sobre a história da Abrasco? Assista ao vídeo Abrasco 40 anos: homenagem e história, que reúne depoimentos de presidentes e secretários executivos da Associação desde a sua fundação.

Você também pode clicar aqui para acessar a nossa Linha do Tempo. 

Quer comemorar com a gente? Compartilhe em suas mídias sociais lembranças e memórias com a Abrasco. Utilize a #Abrasco42Anos!

Comments

comments

Deixe uma resposta