Insegurança alimentar é tema da 2° Ágora Abrasco no Abril Indígena

Na quinta-feira, 22, Dia da Terra, a sessão Território e saúde: (in)segurança alimentar e acesso à água potável durante a pandemia irá pautar o debate sobre aquisição, direito e acesso a itens básicos para a vida e que são lacunas históricas, geradoras de iniquidades perpetuadas no Brasil contemporâneo. Com ataques cada vez mais fortes e recorrentes por parte do governo federal, populações indígenas se encontram mais uma vez assombradas pelo fantasma da fome a da falta de água. A volta da fome e o contexto da pandemia torna a situação ainda mais dolorosa para indígenas que vivem nas aldeias ou até mesmo nas cidades. 

O debate conta com a participação de especialistas e lideranças indígenas e acontece em ambiente virtual, com transmissão ao vivo pela TV Abrasco. As atividades integram a programação do  Abril Indígena – ATL 2021, do Acampamento Terra Livre. Organizado desde 2004, o Acampamento Terra Livre transformou-se na principal atividade conjunta de resistência dos povos indígenas do Brasil. Desde o ano passado, foi obrigado a migrar para as redes, sem perder a capacidade ampla e participativa de mobilização. “O ATL vai ocupar todo o mês durante o Abril Indígena com uma programação muito intensa e necessária. 

Dia 22/04 – Quinta– 16h

Território e saúde: (in)segurança alimentar e acesso à água potável durante a pandemia
Expositores:
Inara do Nascimento Tavares -Instituto Insikiran/UFRR e GT Saúde Indígena/Abrasco
Douglas Jacinto da Rosa – UFPR e Conselho Estadual dos Povos Indígenas/CEPI
Vanda Ortega Witoto – Parque das Tribos/AM
Debatedora:
Rosana Lima Viana – Funasa e UFMA

Coordenação:
Maurício S. Leite – UFSC e GT Saúde Indígena/Abrasco

Além das Ágoras, pesquisadores associados ao Grupo Temático Saúde Indígena da Abrasco vão participar de mesas, painéis e debates promovidas por demais organizações. Confira em https://apiboficial.org/atl2021/ a programação completa do ATL 2021

Comments

comments

Deixe um comentário