GTISP/Abrasco marca presença no Congresso Virtual UFBA 2020

Entre as atividades do Congresso Virtual da Universidade Federal da Bahia, a mesa “Informações e Tecnologias de Informação em Saúde (ITIS) no contexto da Covid-19” contou com a participação de membros do Grupo Temático Informação em Saúde e População (GTISP/Abrasco). O debate aconteceu no dia 27 de maio e teve como objetivo abordar perspectivas e limitações do uso das ITIS no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

A mesa contou com a participação dos abrasquianos Ilara Hämmerli Sozzi de Moraes (ENSP/Fiocruz), Eduardo Luiz Andrade Mota (UFBA), Angélica Baptista Silva (ENSP/Fiocruz), Marcelo Fornazin (ENSP/Fiocruz e UFF) e Francisco José Aragão Pedroza Cunha (UFBA), com mediação de Gillian Leandro de Queiroga Lima (UFBA).

Os participantes discutiram histórico, governança e gestão das ITIS. Para Gillian Queiroga Lima, é importante promover reflexões dos critérios dos registros, das notificações, da produção, disseminação, transferência e mediação das ITIS no contexto da pandemia e também refletir sobre tipologias documentais dos arquivos em saúde e sistemas de informação em saúde. O professor destacou que “é indiscutível o uso das ITIS para as tomadas de decisões nas intervenções assistenciais e administrativas para minimizar iniquidades e alcançar integralidade da Rede de Atenção à Saúde”.

 

Comments

comments

Deixe uma resposta