Segunda edição do Peer Review Week põe em evidência o reconhecimento da revisão entre pares


A primeira edição, realizada no ano passado, foi pequena, experimental, como uma pedra jogada num lago. Mesmo assim, o efeito das ondas atingiu muitos indivíduos e organizações. Empolgados com a experiência, pesquisadores organizados na Society for Scholarly Publishing (SSP), organização sem fins lucrativos formada para promover a comunidade de publicações acadêmicas, promovem a segunda edição da Peer Review Week, que começa nesta segunda-feira, dia 19, e irá até 25 de setembro.

O evento mundial celebra o papel essencial que a revisão pelos pares desempenha na manutenção da qualidade científica, reunindo indivíduos, instituições e organizações comprometidos a partilhar a mensagem central de que a boa avaliação pelos pares – independentemente da forma como for a executada – é fundamental para as publicações acadêmicas.

O tema das edição é o “reconhecimento da revisão”. Em seu site, os organizadores destacam que querem explorar todos os aspectos que compõem a atividade de revisão – edição, revisão da concessão, apresentações de conferências, promoção e estabilidade profissional, entre outros temas, evidenciando assim as contribuições dessa atividade na produção do conhecimento.

O formato dos debates são web-seminários organizados por grupos de pesquisa e cientistas blogueiros dedicados aos estudos do tema e abertos ao público, sendo disponibilizados no You Tube ou em plataformas específicas, além de alguns encontros físicos realizados nos Estados Unidos. A programação completa pode ser acessada neste link. Confira e participe.

Comments

comments