Rita Barata é nomeada diretora de Avaliação da Capes


Foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 9 de agosto, a nomeação de Rita de Cássia Barradas Barata para a Diretoria de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Pela Capes, Rita já foi coordenadora da Área de Saúde Coletiva, de 2008 a 2010 e de 2011 a 2014; representante na Grande Área da Saúde no Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES), de 2008 a 2014; e representante do CTC-ES no Conselho Superior, de 2011 a 2014.

Rita é doutora em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo e professora adjunta da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Também é membro do Comitê de Área da Saúde Coletiva e Nutrição do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desde 2014 até 2017. Rita ainda tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia de doenças transmissíveis, desigualdades sociais em saúde e política científica.

 

Comments

comments

2 comentários sobre “Rita Barata é nomeada diretora de Avaliação da Capes

  1. Entre coordenadores de pós-graduação em Saúde Coletiva, essa ótima notícia foi recebida com muito contentamento. Estamos todos ávidos por boas notícias.

    Rita, ex-presidente da Abrasco, militante histórica do movimento da reforma sanitária brasileira, sempre teve admiração e carinho de seus colegas e alunos.

    Ela assume o cargo em conjuntura sabidamente difícil e saberá dialogar com nossa área e com todas as demais, com todos que apostam no fortalecimento da pós-graduação em nosso país.

    Força, Rita!

    Eduardo Faerstein
    Professor Associado – IMS-UERJ
    Vice-Presidente Abrasco

  2. De fato, em tempos de tantas notícias que ameaçam as conquistas a nomeação da Rita é para ser celebrada por todos os que vem construindo a pós-graduação não só na área de Saúde Coletiva.