Parceria em edições temáticas reforça internacionalização da Saúde Coletiva

Prioridade dos programas de pós-graduação, a internacionalização da produção do conhecimento tem sido um dos principais temas debatidos nos diversos fóruns da Saúde Coletiva brasileira. Parcerias com centros internacionais produtores de conhecimento é uma das estratégias adotadas. A outra é a ação conjunta entre docentes de diferentes países para edições temáticas em periódicos de prestígio.

A segunda estratégia tem sido proporcionada pela revista Salud Colectiva, periódico científico de acesso aberto editado pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Nacional de Lanús (UNL), da Argentina.

A partir deste ano de 2019, o periódico passou a adotar o sistema de publicação contínua, com o intuito de quebrar uma lógica seriada, sem contudo, desprezar os números temáticos. As chamadas temáticas, destaca a publicação em seu site, tem grande relevância para a expansão e consolidação de redes colaborativas de trabalho em determinadas áreas e, embora incompatíveis com a publicação contínua para os editores argentinos, continuarão a ser publicadas à medida que forem aprovadas, agrupadas após publicação e distribuídas por redes sociais e canais de interesse específicos na área.

Já estão disponíveis as  chamadas temáticas para o ano de 2020 com editorias compartilhadas entre pesquisadores brasileiros, argentinos, norte-americanos e de outras nacionalidades, seguindo o caminho iniciado este ano, que contou com chamadas temáticas em história da saúde; homens, saúde e gênero; políticas em recursos hídricos e substâncias psicoativas, essas encerradas

Confira abaixo as temáticas, os editores convidados e o período para submissão dos originais  – clique nos títulos para ler as ementas e as regras de submissão:

Saúde Mental e Direitos Humanos: desafios para serviços e comunidades
Editores convidados: Rosana Onocko-Campos (FCM/Unicamp); Larry Davidson (Yale School of Medicine); e Manuel Desviat (Universitat Rovira i Virgili/Espanha).
Período para submissão dos originais: De 1º a 31 de julho de 2020

Trabalho em Saúde e produção do cuidado: de volta ao artesanal
Editores convidados: Emerson Elías Merhy (UFRJ); Gastão Wagner de Sousa Campos (FCM/Unicamp); e Hugo Spinelli (UNL/Argentina).
Período para submissão dos originais:  De 1º a 31 de agosto de 2020

Comments

comments

Deixe uma resposta