Modelagens animadas trazem informação com qualidade para público em língua portuguesa

A explanação sobre crescimento exponencial partiu do número de casos registrados de Covid-19 fora da China ao longo dos três primeiros meses de 2020 – Reprodução

No final de março uma animação legendada sobre crescimento exponencial e epidemias, produzida de forma clara e precisa, demonstrando a velocidade com que o SARS-CoV2 se disseminou no globo terrestre em menos de três meses chamou a atenção da comunidade da Saúde Coletiva brasileira – “seria ótimo se houvesse uma dublagem em português”. Numa ação espontânea e voluntária, o vídeo “Crescimento exponencial e epidemias” ganhou essa dublagem e agora está ainda mais acessível ao público falante da língua portuguesa.

O conteúdo é uma produção do projeto 3blue1brown, do matemático norte-americano Grant Sanderson. Formado na Stanford University, na California, Sanderson direcionou  a carreira para a engenharia de software e ciência de dados, sem deixar de alimentar o desejo de mostrar ao grande público a beleza e o caos do mundo que a matemática, sua grande paixão, pode expressar.

“Tive a sorte de poder começar a seguir um caminho menos tradicional para o alcance da matemática, graças à busca de talentos da Khan Academy, que me levou a fazer vídeos e escrever artigos para eles entre 2015 e 2016. Depois disso, comecei a concentrar toda a minha atenção no 3blue1brown” diz ele no site.

O projeto cresceu, Sanderson atualmente ministra diversas palestras mundo afora sobre matemática, arte e computação e fez do 3blue1brown seu meio de trabalho e plataforma colaborativa, abraçando legendagens e dublagens voluntárias em diversos idiomas, provenientes de diversos amantes da ciência.

Conhecimento, redes sociais e voluntariado: Quando a Comunicação da Abrasco procurou Sanderson para solicitar autorização para dublagem e disponibilização do conteúdo para uma maior audência do público brasileiro, ele apresentou Adriano Axel. Engenheiro naval formado pela Universidade de São Paulo e piloto profissional, Axel está atualmente residindo na Polônia, onde estuda Big Data num programa de pós-graduação.

“Escrevi para o Grant porque eu acho os vídeos dele extremamente didáticos e queria torná-los mais acessíveis no Brasil; e também porque acredito que só com um debate claro e bem informado sobre o coronavírus poderemos tomar melhores decisões. Por tratar de um tema atual, espero que ter alguns vídeos dele traduzidos colabore um pouco como inspiração para o interesse na matemática, e nas ciências em geral”.

Por conta própria, Adriano dublou o vídeo e Sanderson abriu um canal dedicado a produções em português do 3blue1brown no YouTube para abrigar as novas colaborações. Essa matéria é uma forma de agradecer Adriano e divulgar essa novidade gerada de maneira voluntária e em rede que passou pelas ações e debates da Abrasco, entidade que representa parte expressiva da Saúde Coletiva brasileira.

“Não conhecia a TV Abrasco. Assisti boa parte ontem; parabéns pelo trabalho! Fiquei contente de ver um ambiente com discussões pertinentes e comentários sensatos. Ultimamente, a internet tem dado um certo desânimo pelo “nível” de comentários em muitas páginas e grupos. Então, parabéns mais uma vez!” diz Adriano, também sintonizado na programação da Ágora Abrasco.

A proposta está aberta ao universo. O canal de Sanderson traz outros vídeos sobre a pandemia de Covid-19, simulando a distribuição geográfica de uma epidemia, também já legendado, e diversas outras produções para a divulgação de temas como álgebra linear, equações diferenciais e outros tópicos da matemática. Interessados e interessadas em fazer mais dublagens voluntárias podem fazer contato com Grant Sanderson pelo e-mail grant@3blue1brown.com. Clique abaixo e assista ao vídeo dublado, e inscreva-se no canal em português. 

 

Comments

comments

Deixe uma resposta