Inscrições abertas para 2ª edição do Prêmio Victor Valla de Educação Popular em Saúde


Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Premio Victor Valla de Educação Popular em Saúde. Organizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Abrasco e os Conselhos Nacionais de Secretários de Saúde (CONASS) e Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), o prêmio visa a fomentar e reconhecer iniciativas de Educação Popular em Saúde voltadas ao enfrentamento dos determinantes sociais da saúde e que articulem os saberes e práticas populares com as ações e políticas públicas de saúde. As iniciativas devem ser inéditas, de caráter público e sem fins lucrativos.

As inscrições gratuitas podem ser feitas até 30 de junho: acesse aqui.

Podem concorrer ao prêmio iniciativas executadas em âmbito local, regional ou nacional realizadas por integrantes ou movimentos sociais e populares, conselheiros de saúde, gestores, trabalhadores, estudantes, educadores, pesquisadores e outros atores que desenvolvam ações na área de educação popular. Serão premiados trabalhos nas categorias ‘produções audiovisuais e musicais’, ‘narrativas e relatos’, ‘pesquisas e sistematizações’ e ‘textos artísticos’.

Serão premiados 10 trabalhos selecionados de cada categoria. Os trabalhos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares receberão premiação em dinheiro e os demais menções honrosas. Cada participante poderá ter no máximo dois trabalhos premiados, sendo apenas um como autor principal.

Sobre o prêmio: Criado em 2010, o Prêmio Victor Valla de Educação Popular em Saúde é uma iniciativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS), fruto do diálogo com os diversos coletivos e movimentos sociais e populares que atuam na educação popular. Incluído entre as ações prioritárias da Politica Nacional de Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS), o prêmio tem por finalidade apoiar e contribuir com o fortalecimento dos grupos, coletivos, movimentos populares e acadêmicos, assim como dos serviços de saúde, que desenvolvem ações de Educação Popular em Saúde, de forma democrática e dialógica.

O prêmio é uma homenagem ao professor Victor Vincent Valla (1937-2009) que, em sua trajetória de militância e produção acadêmica, contribuiu com reflexões sobre os modos de viver e produzir saberes populares e suas relações com a saúde. Educador e pesquisador do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz), contribuiu com a formação de gerações de sanitaristas e enriqueceu o campo da saúde pública com o conceito e as experiências em educação popular.

 

 

Comments

comments

Um comentário sobre “Inscrições abertas para 2ª edição do Prêmio Victor Valla de Educação Popular em Saúde