Hésio Cordeiro é homenageado na Universidade Estácio de Sá


Conhecimento, comprometimento social e afeto. Qualidades marcantes da trajetória de Hésio Cordeiro e que foram ressaltadas e apresentadas a uma nova leva de estudantes de Saúde na aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, categoria mestrado profissional, da Universidade Estácio de Sá (Unesa), realizada no último dia 26 de fevereiro, no Rio de Janeiro.

Cordeiro foi o criador do programa, que celebra dez anos de existência neste ano. “Esta foi uma justa homenagem a uma das figuras de maior destaque do Movimento da Reforma Brasileira, cuja luta política e ideológica contribuiu decisivamente para a criação do Sistema Único de Saúde”, ressalta Carlos Serra, atual coordenador do Programa.

+ Admiração e informalidade marcam homenagem a Hésio Cordeiro

Ex-presidente da Abrasco entre os anos de 1983 e 1985 e ex-presidente do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), Hésio Cordeiro foi responsável pela formação de vários sanitaristas em diversas instituições onde trabalhou, como o Instituto de Medicina Social (IMS/Uerj), também criado por ele no final da década de 1960, e por onde passou como professor colaborador, como a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), da qual recebeu o título de doutor honoris causa. “Nosso grupo de professores do mestrado, em sua maioria quase absoluta, fez a pós-graduação no IMS. Ele merece todas as honrarias e homenagens dos profissionais de saúde que que lutam pela defesa e pela consolidação do SUS”, reforçou Serra.

+ Presidentes da Abrasco apontam perspectivas para os próximos anos da Associação

Antes da homenagem, dois projetos em andamento foram apresentados aos novos alunos do programa como exemplo da permanente contribuição do mestrado profissional da Unesa para o aperfeiçoamento e o desenvolvimento da Estratégia Saúde da Família (ESF). As apresentações foram feitas pelos professores Kátia Edmundo, que trouxe dados de uma pesquisa sobre a Atenção Primária em Saúde no Brasil, e Paulo Henrique Rodrigues, que discorreu sobre o uso de tecnologias na gestão da ESF. A pesquisa sobre egressos exposta pelo docente Luiz Guilherme da Siva abordou a inserção profissional dos ex-alunos do programa; dando a dimensão exata das dimensões do curso stricto sensu criado por Cordeiro.

Comments

comments