Eventos agitam debates sobre editoração e produção científica no Brasil e no exterior

Este slideshow necessita de JavaScript.

Boas práticas e ideias novas que discutem o papel da revisão por pares e do acesso aberto movimentam o cenário do debate da editoração científica no Brasil e no mundo. Em 2017, diversos eventos trarão essas discussões, alguns com a participação de abrasquianos. Os eventos estão em ordem cronológica. Confira abaixo:

CSE 2017 Annual Conference: Promovido pelo Council of Science Editors (CSE), organização não-governamental internacional que reúne mais de 800 editores científicos de diversas áreas das ciências e com debates voltados para políticas de informação, comunicação e educação científica, o evento oferece cursos e fará a conferência principal com Mary-Claire King, professora da Universidade de Washington e uma das principais geneticistas atualmente em atividade.
Quando: De 20 a 23 de maio de 2017
Onde: San Diego, California, EUA
Prazo de inscrição diferenciado: Até 27 de abril
Informações: https://www.councilscienceeditors.org/events/upcoming-events/2017-cse-annual-meeting/

5ª Conferência Mundial sobre Integridade na Pesquisa: Liderado este ano pela Vrije Universiteit Amsterdam (VU), o evento debaterá em torno dos temas interligados de transparência e responsabilidade da produção e divulgação científicas, partindo da premissa de que a honestidade e a confiabilidade da pesquisa são suas melhores ferramentas. Dois importantes documentos – as cartas de Singapura e Montreal sobre integralidade em pesquisa –  serão atualizados na perspectiva de uma nova agenda de transparência e prestação social de contas da ciência com a sociedade.
Quando: De 28 a 31 de maio de 2017
Onde: Dependências da Vrije Universiteit Amsterdam (VU)
Prazo de inscrições: Até 20 de maio
Informações: http://www.wcri2017.org/

XXV Curso de Editoração Científica: A Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC – convida a comunidade científica a participar de mais uma edição de seu tradicional curso de editoração, com palestras, mesas-redondas e minicurso que irão abordar temas fundamentais para publicação científica. Em destaque, as palestras “O papel do editor chefe”, que será proferida por Antonio Pithon Cyrino (Unesp), editor da Interfaces – Comunicação, Saúde, Educação, integrante do Fórum de Editores em Saúde Coletiva, e “Divulgação científica por meio das redes sociais”, a ser apresentada por Lilian Caló, editora do Portal Regional da BVS/Bireme.
Quando: De 21 a 23 de junho de 2017
Onde: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP), São Paulo, SP
Prazo de inscrição diferenciado: Até 21 de maio
Informações: http://www.abecbrasil.org.br/eventos/xxv_curso/index.asp

8TH International Congress on Peer Review and Scientific Publication: Um grupo de cientistas e editores ligados a importantes editoras cientificas, como a JAMA, BMJ e Metrics (Stanford University) está à frente da organização do evento, cujo o tema é, em português, “Ampliando a qualidade e a credibilidade da ciência”. Serão apresentadas pesquisas originais sobre aspectos da editoração e do financiamento de publicações científicas e acadêmicas; práticas de divulgação e intercâmbio de informações científicas, entre outros temas. A perspectiva é de abranger uma ampla gama de disciplinas, incluindo biomedicina, ciências da saúde, ciências aplicadas, ciências básicas, ciências físicas e ciências sociais.
Quando: De 10 a 12 de setembro de 2017
Onde: Chicago, Illinois, EUA
Prazo de inscrição diferenciado: Até 1º de julho
Informações: http://www.peerreviewcongress.org/index.html

8ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto (8ª confOA): Com o tema “Do Acesso Aberto à Ciência Aberta”, a conferência reunirá pesquisadores do Brasil e de Portugal e outros países lusófonos em torno das discussões mais recentes sobre o tema, como aspectos políticos, legais e práticos do acesso aberto ao conhecimento. Os três grandes temas são ‘Acesso Aberto e Dados Científicos Aberto: marcos legais, políticas e práticas’, ‘Ciência aberta e outras expressões do conhecimento aberto’ e ‘Sistemas de Gestão e Informação em Ciência e Tecnologia’. O evento será realizado na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, e tem entre os organizadores Rodrigo Murtinho, vice-diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz) e integrante do Grupo Temático Comunicação e Saúde (GTCom/Abrasco). A submissão de trabalhos encerra em 23 de abril e os melhores trabalhos selecionados serão publicados na Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde – Reciis, também associada ao Fórum de Editores em Saúde Coletiva.
Quando: De 04 a 06 de outubro de 2017
Onde: Campus Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ
Prazo de inscrição diferenciado:Submissão de trabalhos até 23/04 – Inscrições até 31 de agosto
Informações: http://confoa.rcaap.pt/2017/

Comments

comments